Santa Cruz do Sul

Lanceiros de Santa Cruz se prepara para o FestMirim

A Invernada Mirim do CTG Lanceiros de Santa Cruz representará o município no FestMirim 2024, considerado o principal evento de dança tradicionalista para crianças no Estado, semelhante ao Enart. A competição começa nesta quarta-feira, 4 e segue até domingo, 8, em Santa Maria, com 75 grupos disputando na categoria Junior’s.

A coordenadora da invernada, Mônica Pohlmann, de 44 anos, destaca que o grupo santa-cruzense conta com 22 crianças, com idades entre 9 e 14 anos. Elas vêm se preparando intensamente desde 2023. “Decidimos participar do evento no ano passado. Desde então, ensaiamos cinco danças e fomos a alguns rodeios para receber avaliações. Levaremos as três danças mais bem avaliadas e uma coreografia de entrada com o tema ‘O amigo imaginário’.”

LEIA TAMBÉM: Lista de contemplados com vagas na Educação Infantil é divulgada; confira

Publicidade

A coreografia de entrada é uma das apostas do grupo para se destacar na competição. “Ela aborda a transição da infância para a adolescência, representando o momento em que a criança percebe que está crescendo, mas seus brinquedos e o amigo imaginário permanecem pequenos”, explica Mônica.

O grupo será avaliado na categoria Junior’s e se apresentará no bloco 2 nesta quinta-feira, 5, por volta das 15 horas. Serão classificados os dois melhores grupos de cada bloco para disputar a Força A no fim de semana. “Sabemos da grandeza do FestMirim e da qualidade dos grupos concorrentes, mas estamos confiantes. Nosso objetivo é alcançar a Força A já pensando no próximo ano”, afirma a coordenadora.

LEIA TAMBÉM: Rota de Santa Maria espera começar detonação de rochas na RSC-287 neste sábado

Publicidade

Por trás do trabalho técnico há um esforço coletivo que envolve pais, professores e a patronagem do CTG. A equipe de ensaiadores é composta por Cristina da Rosa Severo e Samuel Grando, enquanto a responsabilidade técnica e coreográfica é de Daniel Matheus Theisen. A coreografia de entrada foi desenvolvida por Luiz Alfonso Torres, com música de Alexandre Brunetto.

“Durante o ano, organizamos eventos para custear ensaios e participações em rodeios menores. Foi um trabalho conjunto de dançarinos, responsáveis e apoiadores. Agradecemos à patronagem e a todos que nos ajudaram a manter viva a chama do tradicionalismo entre nossas crianças”, diz Mônica.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.