O 5º Festival Santa Cruz de Cinema, realizado pelo Sesc/RS – Unidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes, vai ocorrer de 24 a 28 de outubro. Mas antes, nesta quinta-feira, 12, ocorre um “aquecimento”, com o lançamento oficial do evento. Conforme o professor Rudinei Kopp, integrante da comissão organizadora, este primeiro momento é dedicado ao lançamento das propostas de audiovisual, mobilização da mídia para divulgação e escolha do homenageado da edição.
O festival, que está na quinta edição, recebe inscrições de realizadores vindas de todo o país, conforme explicou Rudinei nesta segunda-feira, 9, em entrevista ao programa Radar, da Rádio Gazeta 107,9 FM. “Temos recebido inscrições massivas de todo o país. Há um trabalho muito forte dos realizadores do audiovisual em nível nacional. Mobilizamos escolas e o público, fazemos as mostras com os filmes premiados. Queremos mobilizar muitas pessoas”, pontuou.
LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema: “É uma iniciativa que queremos continuar a apoiar”, diz diretor da JTI
Publicidade
Rudinei destacou que os dois anos de pandemia acabaram prejudicando uma das ideias iniciais do projeto, que era incentivar os estudantes do Ensino Médio à participação. A organização tem feito intensa divulgação nas escolas. “A produção em curta-metragem no Brasil é muito viva, é muito intensa e mostra muito as ‘caras’ do país. Os alunos podem se preparar para questões que vão aparecer no Enem, por exemplo. Os curtas trazem temas fortes e atualizados. Numa noite de sessão, é possível trabalhar com cinco filmes e ainda com o debate. Não é algo estático, funciona muito para os jovens”, ressaltou.
O 5º Festival Santa Cruz de Cinema é uma realização do Sesc/RS – Unidade Operacional Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Pé de Coelho Filmes, com patrocínio de JTI e Município de Santa Cruz do Sul. O apoio é da Gazeta Grupo de Comunicações, Proeza Beer e Brasserie Chef Davi.
Na última edição, houve um aumento significativo no número de inscrições, foram mais de 700 filmes inscritos. A comissão organizadora atribui o fato ao reconhecimento do festival no cenário nacional e, também, ao grande número de produções que puderam ser realizadas a partir da Lei Aldir Blanc – que recentemente foi vetada pelo governo federal.
Publicidade
As inscrições estarão abertas a partir deste domingo, 15, e devem se estender por dois meses. Dezoito filmes serão selecionados. A volta do presencial, após os dois anos de pandemia, gera a expectativa de mais público para assistir aos curtas-metragens e de mais realizadores inscritos. “Ver boas histórias e atrair o público, esses são nossos objetivos. O Brasil tem uma linguagem bem desenvolvida, talvez só não tenhamos o volume de produções que poderíamos ter”, finalizou Rudinei.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.