O Livro “Eloy de Oliveira Brito – Um pouco da minha vida”, será lançada nesta sexta-feira, 1º, às 18h30, em solenidade aberta ao público, que ocorrerá na Câmara de Vereadores de Sobradinho. A obra foi organizada pelo doutorando em Direito, o tunense João Riél Manuel Nunes Vieira de Oliveira Brito, que é familiar de Eloy. Ele esteve no estúdio da Gazeta FM na manhã desta quarta-feira, 29, trazendo detalhes da obra. O autor teve o apoio da Prefeitura de Sobradinho, em especial da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e da Casa da Cultura Amário João Lazzari, responsável pela apresentação do livro.
Nascido em 1888, Eloy faleceu quase cem anos depois. Ele escreveu desde a juventude até sua morte, registrando vários períodos da história regional. A obra reune reportagens de jornais, fotografias pessoais e materiais do acervo da Casa da Cultura. De acordo com os organizadores do livro, o resgate da história de Eloy será importante não só para Sobradinho, mas também para toda a Centro Serra, já que ele atuou e viveu também em Lagoa Bonita do Sul. Residiu, ainda, em Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Gramado Xavier.
Eloy e sua família moraram por quase 30 anos em Sobradinho, nas imediações do acesso onde está localizado seu busto. Trabalhou como comerciante, coletor federal, escrivão distrital e membro da comissão que emancipou Sobradinho de Soledade, em 1927. Aos 89 anos, recebeu o título de cidadão sobradinhense, em reconhecimento aos serviços prestados em prol do município.
Publicidade
This website uses cookies.