Foi lançado oficialmente na manhã desse domingo, 4, em Rio Pardinho, o projeto Cantos e Encantos Rurais. Trata-se do primeiro roteiro turístico voltado exclusivamente a localidades do interior de Santa Cruz do Sul, sob responsabilidade da Associação de Turismo Rural. A proposta é organizar, por meio das agências de viagens parceiras, grupos de 20 a 30 pessoas para um roteiro por cinco empreendimentos: Recanto Aromas do Monte, em Monte Alverne; Nó de Pinho – Arte em Madeira; Sítio Thomas Ecke; Sítio Pedagógico Paraíso; e Brasiliana Cozinha Criativa, todos os quatro em Rio Pardinho.
LEIA MAIS: Roteiro vai destacar as belezas do interior de Santa Cruz
Conforme explica o presidente da associação, Alexandre Guedes, a discussão começou ainda em 2021, quando alguns integrantes realizavam um curso de capacitação em turismo rural no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Com a ajuda da Emater/RS-Ascar, que auxiliou com a burocracia, a instituição foi criada.
Publicidade
“Começamos a trabalhar e ver as atribuições, que não são poucas, mas necessárias se você quer fazer um projeto que, lá na frente, será diferenciado.” Diante disso, foi amadurecendo a ideia do roteiro. “A ideia é que as pessoas possam experimentar o dia a dia de cada um desses cinco empreendimentos, começando às 8 horas e indo até as 18 horas”, diz Guedes.
O passeio começa no Recanto Aromas do Monte, onde os visitantes poderão preparar uma tradicional cuca alemã e, enquanto a iguaria está no forno, conhecer as plantações de lavanda, alecrim e capim-limão. Logo após, será servido um café da manhã no estilo colonial. A segunda parada é na Nó de Pinho Arte em Madeira, onde será possível personalizar e acompanhar esse processo em algumas peças de decoração.
LEIA TAMBÉM: Caminhada aborda a vegetação e a fauna do Cinturão Verde
Publicidade
Depois será o momento de colocar a mão na terra, no Sítio Thomas Ecke, em uma atividade de plantio e colheita de hortaliças orgânicas em uma horta em formato de mandala. No almoço, um autêntico costelão gaúcho, com espetos de madeira e fogo de chão. Para a sobremesa, bergamotas colhidas na hora. A programação da tarde começa no Sítio Pedagógico Paraíso, uma propriedade rural berço dos primeiros imigrantes alemães e que preserva as construções e costumes da época. Nela será possível vivenciar uma imersão cultural e ecológica.
Por fim, o roteiro encerra-se na Brasiliana Cozinha Criativa, uma cafeteria gourmet junto à natureza, onde os turistas poderão saborear uma experiência gastronômica no estilo slow food, ou comer devagar, para apreciar com calma todos os aromas e sabores dos alimentos. Mais informações sobre os pacotes podem ser obtidas nas agências de turismo de Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!