Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RIO PARDO

Lançado livro com resgate da história do Marechal

Foto: Guilherme Athayde

Erica Hiraiwa reúne aspectos apurados em pesquisas e também uma dose de ficção

Mais de 180 anos após a sua morte, o Marechal Sebastião Barreto Pereira Pinto (1775 – 1841) retorna a Rio Pardo através de uma história que reúne fatos históricos e ficção, na obra da escritora porto-alegrense Erica Hiraiwa. O lançamento do livro O Marechal ocorreu no Centro Regional de Cultura de Rio Pardo, na tarde dessa quinta-feira, 15.

Sebastião Barreto Pereira Pinto viveu 50 anos na Cidade Histórica, onde fez parte do regimento de cavalaria Dragões de Rio Pardo. Apesar dos registros históricos que apontam o seu nascimento em Porto Alegre, a autora conta que, muito provavelmente, o Marechal seja natural de Rio Pardo, assim como foi toda a sua família, e apenas o registro tenha se dado na Capital.

LEIA TAMBÉM: Acervo do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo está acessível de forma digital

Publicidade

O livro começou a ser pensado em 1977, quando Erica tinha apenas 15 anos, época em que viu o quadro do personagem exposto no Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Desde então, foram anos de análises de documentos oficiais até a conclusão da obra, que mistura ficção e fatos históricos referentes ao oficial do exército Imperial que participou da Revolução Farroupilha, da Guerra Cisplatina e da Guerra da Independência.

LEIA TAMBÉM: O texto de Aidir: um repouso para a alma

“Há dados muito esparsos sobre a vida dele. Eu não sou historiadora, sou da área do Direito, mas nós tratamos muito mal a história em geral. Como eu tinha histórias muito dipersas na linha do tempo, me vi obrigada a juntar todas as coisas com uma parte de ficção histórica, para conseguir interligar esses fatos”, explica a autora.

Publicidade

Além de ser considerado um herói do exército Imperial, Sebastião Barreto Pereira Pinto ainda foi deputado provincial no Rio Grande do Sul e presidente da província de Minas Gerais, até sua morte, em 1841.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.