Sem precisar entrar em campo, o Lajeadense comemorou a classificação antecipada às oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Isso ocorreu porque o Volta Redonda, única equipe que ainda tinha chances de alcançá-lo na tabela, foi derrotado em casa pelo Metropolitano, de Blumenau, por 1 a 0, no último sábado, 29.
A equipe de Lajeado, que folgou na rodada, é a segunda colocada do Grupo 8, com 13 pontos, e ainda tem mais dois jogos para fazer. O líder é o São Caetano, com 15, também classificado para o mata-mata. No domingo, 30, o Azulão atropelou o Foz do Iguaçu por 3 a 0, no interior do Paraná. A briga agora é para definir quem será o líder. Na próxima rodada, o São Caetano recebe o Volta Redonda, enquanto o Lajeadense visita o Metropolitano. Na rodada derradeira, as duas equipes se enfrentam na Arena Alviazul.
Já o Ypiranga perdeu a chance de garantir a vaga antecipada, mas se aproximou da classificação no Grupo 7. A equipe de Erechim empatou em 0 a 0 com o Resende, no Colosso da Lagoa, e se manteve na liderança da chave, com 13 pontos. A vantagem sobre o Red Bull Brasil, terceiro colocado, é de cinco pontos. O time gaúcho folga na próxima rodada e, assim como aconteceu com o Lajeadense, pode se classificar mesmo sem entrar em campo.
Publicidade
Nas duas últimas edições da Série D, equipes gaúchas garantiram o acesso para a Série C. Em 2013, o Juventude subiu após eliminar o Metropolitano nas quartas de final. No ano seguinte, foi a vez do Brasil de Pelotas, depois de uma emocionante disputa de pênaltis contra o Brasiliense.
Publicidade