ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete decretam situação de emergência em decorrência do vendaval e intensas chuvas

Propriedade em Linha Taquari foi devastada com temporal | Foto: Defesa Civil de Passa Sete

O acumulado de chuva entre a terça-feira (16) e o início da manhã de quinta-feira (17) chegou a 50 milímetros no Bairro Maieron, em Sobradinho. Moradores de diferentes localidades do Centro Serra indicaram precipitações até mesmo superiores e a força do vento que provocou estragos em lavouras, estradas e residências, situação que se repetiu em outras regiões do estado, em alguns locais com maior intensidade.

Além da forte chuva, que trouxe danos às estradas já avariadas anteriormente, acompanhada de vento deixou árvores e muitos galhos caídos, sendo um dos registros no Parque Municipal de Eventos de Lagoa Bonita do Sul, onde diversas árvores sucumbiram, assim como danificaram-se postes. As equipes da Prefeitura, que já vinham atuando na recuperação das estradas, devido a forte chuva do último fim de semana, seguem atuando na desobstrução dos acessos. Conforme a Administração Municipal, as chuvas em excesso dos últimos meses também têm gerado grande prejuízo na agricultura, como ao afetar umas das principais culturas do município, o tabaco. Após o levantamento de dados, na quinta-feira, 18 de janeiro, o prefeito Luizinho Fagundes assinou o Decreto de Situação de Emergência devido aos estragos causados pelos temporais com fortes ventos e chuvas em excesso que atingiram o município nos últimos dias.

Publicidade

Já na manhã desta sexta-feira, 19 de janeiro, estiveram em Lagoa Bonita do Sul representantes da Defesa Civil do Estado (Regional de Santa Maria), que foram recepcionados no Gabinete pelo prefeito Luizinho Fagundes, secretário municipal da Administração e Recursos Humanos, Cássio José Lazzari, da Assistência e Inclusão Social, Cléber Tavares, e o coordenador municipal da Defesa Civil, Alexandre da Silva. Na oportunidade, os representantes orientaram a respeito da documentação que deve ser preenchida e encaminhada com os relatórios dos danos causados pelo excesso de chuvas dos últimos dias. O coordenador relatou os dados já coletados no município referentes aos danos nas estradas, bueiros, residências e lavouras, que também apresentaram prejuízos. Após as orientações, será finalizada a documentação e enviada para o Estado para a Homologação do Decreto.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Municípios da região decretam Situação de Emergência em razão das chuvas intensas e granizo

Em Passa Sete, a Defesa Civil municipal também esteve em campo realizando levantamento. Foram muitos os registros de quedas de árvores, das quais algumas chegaram a bloquear trechos momentaneamente; estradas bastante danificadas; galpões e estufas destelhados, assim como mais de 20 residências atingidas pelo vendaval e prédios públicos. Uma casa ficou completamente destelhada na Linha Taquari, uma das localidades mais atingidas, e os moradores necessitaram se abrigar na casa de familiares. Ainda no domingo, 14, moradores registraram mais de 120mm de chuva em uma hora na localidade de Serra Velha. Por lá a estrada que liga Serra Velha e Costa do Rio teve deslizamento de encosta e desmoronamento da estrada, deixando esta via totalmente interrompida. O município também decretou situação de emergência na quinta-feira, dia 18, devido a situação de anormalidade nas áreas do município afetadas por tempestade local convectiva, que provocou vendaval e chuvas intensas. Em razão do mau tempo somam-se prejuízos também na produção agrícola. A vigência do decreto é de 180 dias. Aguarda-se a homologação pela Defesa Civil Estadual.

Publicidade

No município de Ibarama, localidades mais próximas da divisa com Agudo tiveram danos nas lavouras, tanto com a quebra das folhas de tabaco como no milho em fase avançada de crescimento. Fornos e varandas com algumas telhas quebradas. Árvores caídas em estradas e no mato. Estradas que já estavam danificadas, com a forte chuva, tiveram agravos.

Publicidade

Em Sobradinho houve registro de queda de árvores e galhos, especialmente em trecho da RSC-481 sentido Arroio do Tigre, e na ERS-400, na descida para Candelária. Também houve registro de falta de energia elétrica em diversas localidades da região.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta