Nesta quarta-feira, 16 de abril, Lagoa Bonita do Sul celebra seu aniversário. Em 2025, completam-se 25 anos de administração política e 29 anos de emancipação. Para marcar o Jubileu de Prata, a administração municipal, juntamente com a comunidade, está promovendo uma extensa programação, que teve sequência no último fim de semana com a 3ª ExpoLagoa. Na tarde da sexta-feira, dia 11, um momento especial marcou a festividade, com o ‘parabéns’ e 25 bolos representando a data.



O nome que deu origem ao Município de Lagoa Bonita do Sul surgiu da existência de uma lagoa chamada Lagoa da Raia. Nesta, havia uma cancha de carreira, a qual iniciava dentro da lagoa em época de seca. Tempos mais tarde, a localidade de Lagoa da Raia passou a ser denominada de Lagoa Bonita.
Oficialmente, o município foi emancipado em 16 de abril de 1996, através da Lei Estadual nº 10.758, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado José Otávio Germano. O governador da época, Antônio Britto, recorreu posicionando-se contrário à emancipação e o processo emancipatório ficou tramitando no TSE. Em 1º de outubro de 2000, após muito trabalho da Comissão de Emancipação e apoio da comunidade, foi autorizada a ser realizada a primeira Eleição Municipal.
Publicidade
De 2001 até os dias atuais, já estiveram à frente da administração municipal de Lagoa Bonita do Sul: Arthur Joaquim Possebon, José Valdemar Santana Filho, Gilnei Arlindo Luchese e Luiz Francisco Fagundes (atual prefeito). Conforme o último Censo (IBGE, 2022), a população municipal é de 2.251 pessoas.

LEIA TAMBÉM: Lançada oficialmente a 3ª ExpoLagoa e comemorações aos 25 anos de administração política de Lagoa Bonita do Sul
Com a palavra, o prefeito
Tendo sido vereador, vice-prefeito e à frente do Executivo Municipal desde 2021, reeleito para o mandato 2025/2028, o prefeito Luiz Francisco Fagundes ressalta a alegria em estar conduzindo a administração municipal no ano de seu Jubileu de Prata. “Para o município esta data representa o crescimento de Lagoa Bonita. Para quem conheceu ainda como distrito e ver a evolução, o quanto mudou, é um crescimento, onde cada um fez sua parte para hoje estar aqui. E, com certeza, ao pensar nos próximos anos, cada vez será melhor nossa Lagoa Bonita”, ressalta.
Publicidade

Natural da localidade de Várzea Grande, quando Lagoa Bonita era distrito de Sobradinho, ainda na infância, Luizinho mudou-se com a família para Linha Condutor. De lá até os dias atuais, olha para cada década percebendo as transformações. “Quem conheceu a Vila de Lagoa Bonita não diz que é o mesmo lugar. Cenários que se modificaram, a infraestrutura que foi se formando, a chegada das inovações no campo, o crescimento do nosso comércio, os serviços, a melhoria nas telecomunicações. A agricultura se fortaleceu e a cidade também cresceu. Hoje estamos com a maior parte das ruas calçadas e outras a serem abertas. O acesso asfáltico entre Lagoa Bonita e Passa Sete, um sonho realizado e que vem a se somar para o progresso do município. E é um sonho que nós temos, trazer mais empresas para o município, gerar mais empregos e renda. Juntamente com o vice Leonir Francesquet e toda equipe do Município, executamos a maior parte do nosso plano de governo, e na administração atual, com o vice Sidinei Bach e toda nossa administração e servidores, temos metas a concluir. Entre os projetos está a nossa Praça das Águas, a pavimentação de mais ruas, o novo pórtico, o melhoramento no Parque de Eventos, entre outros projetos. E no campo temos os programas de incentivo aos nossos produtores, como subsídios nas horas-máquinas para serviços nas propriedades, o trabalho na manutenção das estradas. Também o incentivo ao comércio, às empresas. O trabalho é contínuo na saúde, na educação, na assistência social, na agricultura, nas obras, e em todas as áreas que impactam na vida dos nossos munícipes. O resultado do trabalho conjunto, feito a muitas mãos, é um legado que a gente deixa”, destaca o prefeito.

Luizinho também enfatiza a participação de todos na história de Lagoa Bonita do Sul, lideranças e munícipes. “Cada gestor que passou por aqui, prefeitos, vices, vereadores, servidores, cada um buscou fazer o seu melhor em prol do município. Com a gente não foi diferente, sempre buscando dar continuidade e pensando no melhor para a comunidade. Certamente, no futuro, quem estiver à frente da administração, cada um a seu tempo, sempre irá tentar fazer o melhor por Lagoa Bonita. A gente sabe das dificuldades que têm e que teve, os entraves, mas com certeza temos os pés no chão para fazer a nossa parte. A gente sempre espera o melhor para o nosso município e para todos os lagobonitenses. Não imaginava estar aqui nos 25 anos de administração, e quando chegar aos 50 anos outros aqui estarão. A cada munícipe, a cada pessoa que vive em Lagoa Bonita ou que deixou suas marcas, no interior e na cidade, nossa gratidão”, reforça o chefe do Executivo Municipal.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!