Categories: Regional

Lago Dourado terá R$ 20 milhões para revitalização

Dois convênios com potencial para transformar o uso do Lago Dourado foram assinados ontem pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PP), e o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Flávio Ferreira Presser, em Porto Alegre. 

Prevista na renovação do contrato entre a companhia e a Prefeitura, a transformação do Lago Dourado em um complexo de lazer finalmente será viabilizada pelo aporte de R$ 20 milhões. Com a liberação dos recursos, o prefeito explica que será possível operacionalizar aquilo que já havia sido acertado. “É a realização de um sonho”, disse Telmo.  

O projeto de terraplenagem está pronto e a Prefeitura aguarda a licença ambiental para poder começar, ainda este ano, a executá-las juntamente com o projeto em si. Em junho último, o diretor-presidente da Corsan visitou o Lago Dourado e na ocasião foram citados alguns dos trabalhos previstos, como a construção de restaurantes, para fins de alimentação e lazer, mudanças na pista ao redor do lago e também um trapiche para a prática de esportes e atividades semelhantes.

Publicidade

Além de garantir o abastecimento, o Lago Dourado já é muito utilizado pela comunidade na prática de atividades físicas, entre caminhadas e o uso de bicicletas. A prática de esportes dentro do lago, uma demanda dos santa-cruzenses, está mais perto de sair do papel com o convênio assinado ontem na Corsan.

A Prefeitura pretende começar a abrir o Lago Dourado para a prática de esportes náuticos não motorizados, inicialmente aos finais de semana e em eventos específicos. O Município ficará responsável por viabilizar a segurança necessária. Ainda não há data definida para o início da liberação. Segundo o prefeito Telmo Kirst, o assunto está sendo tratado na Secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte. “Os dois convênios mudam Santa Cruz na área do turismo”, destacou o prefeito.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.