O maior reservatório de água de Santa Cruz do Sul, o Lago Prefeito Telmo Kirst, foi projetado em 1997, idealizado pelo empresário, ex-vereador e ex-vice prefeito de Santa Cruz do Sul, Normélio Egídio Boettcher. Após longos períodos de estiagem, que resultaram em racionamento de água, a obra se tornou realidade sob a liderança de Telmo Kirst, então secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação do governo Antônio Brito. Inaugurado no ano 2000, o Lago Dourado tornou-se a menina dos olhos de Telmo e hoje é considerado a obra mais importante da história de Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS: FOTOS: Lago Dourado passa a se chamar Lago Prefeito Telmo Kirst
Seis anos depois, quando Telmo Kirst era presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), um projeto turístico para o local foi elaborado pela empresa Magna Engenharia. Mas foi quase uma década depois, já prefeito de Santa Cruz do Sul, que Telmo começou a implantar ali a semente de um futuro complexo turístico, de lazer e de prática de esportes. Para as obras de infraestrutura, R$ 20 milhões foram assegurados na renovação do contrato com a estatal e uma série de melhorias começaram a ser implementadas.
Publicidade
Em julho de 2015 a administração municipal inaugurou o primeiro deck do lago, construído com recursos próprios, um pontapé inicial para tornar o Lago Dourado o que ele é hoje: um dos mais frequentados espaços de lazer e esporte do município. Dando prosseguimento à obra por ele iniciada, no atual governo novas estruturas foram entregues à comunidade. Entre elas, a segunda pista, exclusiva para ciclismo, e duas novas quadras esportivas para a prática de beach tênis, futevôlei e vôlei de praia, além de pracinha, academia ao ar livre, novos estacionamentos e, como mais recente atração, as bicicletas compartilhadas.
Durante a cerimônia que denominou o nome do Lago de Prefeito Telmo Kirst, nessa quinta-feira, 6, Helena também lembrou da importância da construção do lago. “Imagina se não tivéssemos um manancial de água? Nós não enfrentamos problemas de abastecimento justamente por termos tido, lá no passado, pessoas com visão, à frente de seu tempo, que idealizaram uma obra de tanta importância para o nosso município.” A líder do Executivo se mostrou feliz pela realização do evento, mesmo com o tempo chuvoso. “Não sei se foi a emoção deles ou se seguraram a chuva até o fim para que pudéssemos descerrar as placas desse momento histórico para Santa Cruz.”
LEIA MAIS: Vereadores aprovam projeto que nomeia Lago Dourado como Prefeito Telmo Kirst
Publicidade
No encerramento de seu discurso, a prefeita disse que as homenagens são uma forma de reconhecimento pelo trabalho e dedicação dos dois grandes líderes que fizeram a diferença no município. “Seus nomes ficarão marcados na história como cidadãos de exemplo e dedicação, empenho e amor pela nossa cidade. Que a população possa seguir usufruindo desses espaços e se orgulhando cada vez mais do quanto é bom viver aqui e guardar em seus corações para sempre a memória de Telmo e Normélio”, finalizou. O descerramento das placas do complexo foi realizado pela prefeita Helena Hermany juntamente com amigos e familiares dos homenageados. (*Colaborou John Kaercher Machado)
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade