O Lago Dourado, em Santa Cruz do Sul, se prepara para se tornar palco de competições de esportes náuticos não motorizados. Neste fim de semana, o local recebe o projeto Remando no Lago, promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte em parceria com a Corsan. O evento terá torneios individuais e por equipe de stand up paddle e caiaque.
As disputas serão destinadas aos que já têm um certo traquejo em esportes aquáticos. Para quem nunca subiu numa prancha ou nunca teve a oportunidade de fazer um passeio de caiaque, a opção é escolher a modalidade que lhe parecer mais atraente e participar de uma aula introdutória. Instrutores de escolas de Santa Cruz e Venâncio Aires estarão ministrando oficinas de meia hora para grupos de 10 (SUP) a 20 pessoas (caiaque).
Para participar, basta levar um litro de leite longa vida. As inscrições serão feitas no próprio local. A arrecadação será entregue posteriormente à Secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação (SMIDSH), para atender famílias inscritas nos projetos sociais da prefeitura.
Publicidade
A segurança dos participantes das atividades será feita pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. O aparato para a realização de salvamentos, em caso de necessidade, vai contar com bote inflável a motor, caiaques, prancha e boias salva vidas. Do principiante ao veterano, todos os praticantes farão uso de coletes salva-vidas e os materiais de uso obrigatório serão fornecido pelas escolas.
Na manhã do dia 18, às 11 horas, o prefeito Telmo Kirst, acompanhado de seu secretariado, fará a inauguração do primeiro deck construído pela Prefeitura – com recursos próprios – junto ao espelho d`água. O ato contará com a participação da banda do 7º BIB. A obra é a primeira intervenção feita para compor a estrutura voltada à realização de esportes aquáticos no Lago Dourado.
Durante todo o evento, das 8h30 às 17h30, pirâmides espalhadas pelo local estarão comercializando lanches variados. Expositores de artigos esportivos – pranchas, roupas de neoprene e outros produtos – também estarão demonstrando suas marcas. Já os tradicionais passeios ciclísticos ao redor do lago estarão liberados para a comunidade nesses dois dias de competições.
Publicidade