Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Ladrões arrombam escola duas vezes e deixam alunos sem merenda

Dois ataques em sequência a uma escola de Santa Cruz do Sul deixaram 320 alunos sem merenda. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Agnes, no Bairro Schulz, foi alvo dos criminosos duas vezes em apenas dois dias. O último arrombamento aconteceu na madrugada desta segunda-feira, quando os bandidos levaram os alimentos que tinham sobrado do furto anterior. 

Sem condições de oferecer alimentação para todos os estudantes, com os produtos que restaram, a escola teve que suspender a merenda nesta semana. Segundo a vice-diretora Greice Helena Kessler estão sendo enviados bilhetes para alertar os pais sobre a situação. A preocupação da professora, no entanto, é principalmente com as crianças de maior vulnerabilidade. “Tem muitas crianças que a única refeição com comida mesmo acontece na escola. E infelizmente não temos como oferecer nesse momento para elas”. 

O primeiro arrombamento aconteceu por volta das 3 horas de domingo, quando os bandidos invadiram a cozinha da escola. Eles levaram diversos eletrodomésticos, como cafeteira, liquidificador e processador, além de alimentos como um fardo de leite em pó, carne, farinha, bolacha, entre outros. A escola conta com monitoramento de alarmes, no entanto quando os vigilantes chegaram os bandidos já haviam escapado. 

Publicidade

“A gente achou que não ia acontecer mais nada depois daquilo”, afirmou Greice. Mas na madrugada desta segunda-feira mais uma vez a escola foi atacada. Por volta da 1 hora, os ladrões arrombaram novamente a cozinha. “Eles roubaram o que não tinham conseguido levar na outra noite. Foi praticamente toda a comida”, contou a vice-diretora. 

O estoque da merenda que foi levado pelos bandidos havia chegado na sexta-feira e abasteceria a escola por cerca de três semanas. Segundo Greice, agora a escola precisará reorganizar o cardápio, que precisa ser aprovado pela Coordenadoria Regional de Educação, para que possa ser oferecido às crianças. “Como tudo depende de licitação e um cardápio pré-definido, temos que nos reorganizar”. 

Nesta segunda-feira a escola reforçou a segurança como forma de tentar impedir um novo arrombamento. Na cozinha foram instaladas novas grades de proteção e o alarme também foi modificado. “É um sentimento de frustração, de desolação. Nós conscientizamos nossos alunos para que eles não hajam com violência para resolver os conflitos e agora eles são vítimas dessa violência”. 

Publicidade


Foto: Divulgação

Alerta

Os arrombamentos à escola estão sendo investigados pela Polícia Civil. O principal alerta é para que a comunidade, caso saiba de alguma informação que possa ajudar a identificar os criminosos, entre em contato com a polícia pelo 197 ou 3719-9900. As informações podem ser repassadas de forma anônima. Também fica o alerta para que a comunidade não adquira produtos sem procedência, que podem ser oriundos de furtos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.