Um furto mediante arrombamento foi registrado na última segunda-feira, 20, na região de São Martinho, em Monte Alverne, interior de Santa Cruz do Sul. Criminosos invadiram uma chácara em construção após arrombar a porta dos fundos. Eles levaram uma escada de alumínio e uma esmerilhadeira. O prejuízo gira em torno de R$ 1 mil. A obra vem sendo construída por um casal que mora no perímetro urbano de Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Ladrão furta motocicleta de dentro de pátio no Bairro Senai
“Na noite desta segunda recebemos a ligação da minha sogra, por volta de 20 horas, informando que a nossa casa, que estamos construindo em São Martinho, foi furtada. Fomos até lá averiguar e percebemos que a porta dos fundos foi realmente arrombada”, disse a mulher de 33 anos que está fazendo a obra com o marido, de 35. Segundo ela, uma hipótese seria que o fato aconteceu durante a tarde, pois na manhã de segunda o sogro foi até a obra e não havia nenhum sinal de crime.
Publicidade
Por volta de 21 horas, o casal chegou ao local com cadeados para tentar fechar os pontos de arrombamento. Uma viatura da Brigada Militar (BM) da área urbana de Santa Cruz foi despachada para atender a ocorrência e chegou no local por volta de 22h15. “Estão acontecendo mais casos de arrombamento pelo interior”, complementou a mulher.
Segundo ela, há uma sensação de insegurança, sobretudo após a desativação do Posto Policial Militar (PPM) que havia na localidade. “A esmerilhadeira que levaram nem paga está, faltam três prestações. A gente se sente triste, porque é um sonho ter uma chácara e gostamos do interior. Agora o foco vai ser primeiro investir em sistema de segurança para tentar evitar situações como essa”, afirmou a moradora.
LEIA TAMBÉM: Proprietário de lavagem é preso com arma e drogas no Bairro Arroio Grande
Publicidade
A Gazeta do Sul entrou em contato com a BM. Segundo o tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt, que é o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) e responde de forma interina pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) durante as férias do coronel Giovani Paim Moresco, uma decisão do comando-geral da BM do Estado encerrou todos os PPMs que funcionavam no interior dos municípios.
Além de Monte Alverne, até pouco tempo havia na região postos da Brigada em Alto Paredão, Rio Pardinho e Mariante, e todos foram desativados. Conforme Schoenfeldt, a decisão em nível de Estado não interfere no trabalho efetivo dos policiais. “Com dois PMs nesses postos, se fazia um turno de serviço. Agora, nossas guarnições da cidade realizam o patrulhamento diariamente, em mais momentos e horários, com as viaturas, além de operações específicas”, salientou o comandante.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil investiga caso de injúria racial e agressão contra enfermeiro do HSC
Publicidade
Segundo ele, mais de 90% das ocorrências de furto e arrombamento acontecem na área urbana. Atualmente, os locais de interior onde havia PPMs são atendidos pelos efetivos urbanos dos municípios mais próximos. A BM de Venâncio Aires atende Mariante; a de Santa Cruz do Sul, Monte Alverne; a de Sinimbu, Rio Pardinho; e a de Boqueirão do Leão, Alto Paredão. “As comunidades podem ficar tranquilas. Pedimos que continuem nos informando sobre as situações e pessoas suspeitas, que estaremos rotineiramente nas ruas e atendendo”, finalizou o tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.