Ladrão quebra porta e furta dinheiro e celulares de escola no Centro

A série de furtos e arrombamentos no Centro de Santa Cruz do Sul teve sequência na madrugada desta quarta-feira, 29. A Ensino Escola Profissional, situada na esquina das ruas Fernando Abott e Venâncio Aires, em frente ao Ministério Público, foi alvo de um ladrão. Por volta das 6h40, o criminoso estourou a porta do educandário, supostamente utilizando um ferro para forçar o acesso.

Ao adentrar o local, revirou as gavetas e furtou dois celulares funcionais da empresa, R$ 60,00 em moedas e R$ 100,00 em notas. A ação foi percebida mais tarde, por uma guarnição da Brigada Militar (BM) que passava pelo local e viu a porta quebrada. Após fazer um rápido levantamento, os policiais deram início às buscas pelo suspeito, mas sem sucesso. O coordenador da Ensino, Rodrigo Jobim, foi avisado do furto por volta das 8 horas, e foi até o local.

Em entrevista ao Portal GAZ, Jobim revelou que nesta terça-feira fez alguns pagamentos, o que deixou o caixa praticamente sem valores. “Eu tinha pago os funcionários nessa terça, então não pegaram muita coisa em termos de dinheiro. Chamou a atenção que não levaram máquina de cartão ou computadores, só celular, o que tinha no fundo do caixa e umas moedas. Fica um prejuízo enorme na nossa fachada, que foi quebrada”, lamentou Jobim.

Publicidade

LEIA MAIS: Ladrão usa bomba de chimarrão para arrombar janela de restaurante

Guarnição abordou principal suspeito horas antes do crime

Policiais do setor de Inteligência do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) também estiveram no local fazendo o levantamento da cena do crime. A empresa não possui videomonitoramento interno, no entanto, as câmeras do sistema de Vigilância Colaborativa das ruas próximas serão analisadas. As imagens poderão confirmar a principal suspeita dos agentes, de que a ação criminosa tenha sido realizada pelo mesmo homem que furtou e arrombou recentemente a cervejaria Heilige, o restaurante McDonald’s e a loja Quero-Quero.

Segundo os policiais da Inteligência, o modus operandi de acesso e furto é o mesmo empregados nos outros estabelecimentos. No início da madrugada desta quarta-feira, horas antes do crime, esse mesmo suspeito chegou a ser abordado por uma guarnição da BM nas proximidades do hipermercado BIG, na Rua Ernesto Alves, contudo, sem um mandado de prisão em aberto e também sem indícios que pudessem motivar uma prisão em flagrante, ele foi liberado.

Publicidade

Com 20 anos, natural de Venâncio Aires, o jovem é, segundo as forças de segurança, um morador de rua, sem residência fixa. Sua ficha policial é recheada de registros, ocorridos na sua cidade natal e também em Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Bento Gonçalves. Constam pelo menos 14 antecedentes por furto qualificado e quatro por roubo, além de outros por ameaça, desacato, dano e lesão corporal.

Foi preso em flagrante por furto qualificado no dia 21 de agosto, após ser detido por populares furtando uma arma de brinquedo e uma faca, em uma loja do centro de Vera Cruz. Embora tenha sido conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul após o auto de prisão em flagrante, foi liberado no dia seguinte, 22 de agosto. Logo após ser solto, tornou-se suspeito de participação em mais crimes, sobretudo de furtos em residências, estabelecimentos comerciais e de fios de cobre.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE POLÍCIA NO PORTAL GAZ

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.