A série de furtos e arrombamentos no Centro de Santa Cruz do Sul teve sequência na madrugada desta quarta-feira, 29. A Ensino Escola Profissional, situada na esquina das ruas Fernando Abott e Venâncio Aires, em frente ao Ministério Público, foi alvo de um ladrão. Por volta das 6h40, o criminoso estourou a porta do educandário, supostamente utilizando um ferro para forçar o acesso.
Ao adentrar o local, revirou as gavetas e furtou dois celulares funcionais da empresa, R$ 60,00 em moedas e R$ 100,00 em notas. A ação foi percebida mais tarde, por uma guarnição da Brigada Militar (BM) que passava pelo local e viu a porta quebrada. Após fazer um rápido levantamento, os policiais deram início às buscas pelo suspeito, mas sem sucesso. O coordenador da Ensino, Rodrigo Jobim, foi avisado do furto por volta das 8 horas, e foi até o local.
Em entrevista ao Portal GAZ, Jobim revelou que nesta terça-feira fez alguns pagamentos, o que deixou o caixa praticamente sem valores. “Eu tinha pago os funcionários nessa terça, então não pegaram muita coisa em termos de dinheiro. Chamou a atenção que não levaram máquina de cartão ou computadores, só celular, o que tinha no fundo do caixa e umas moedas. Fica um prejuízo enorme na nossa fachada, que foi quebrada”, lamentou Jobim.
Publicidade
LEIA MAIS: Ladrão usa bomba de chimarrão para arrombar janela de restaurante
Policiais do setor de Inteligência do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) também estiveram no local fazendo o levantamento da cena do crime. A empresa não possui videomonitoramento interno, no entanto, as câmeras do sistema de Vigilância Colaborativa das ruas próximas serão analisadas. As imagens poderão confirmar a principal suspeita dos agentes, de que a ação criminosa tenha sido realizada pelo mesmo homem que furtou e arrombou recentemente a cervejaria Heilige, o restaurante McDonald’s e a loja Quero-Quero.
Segundo os policiais da Inteligência, o modus operandi de acesso e furto é o mesmo empregados nos outros estabelecimentos. No início da madrugada desta quarta-feira, horas antes do crime, esse mesmo suspeito chegou a ser abordado por uma guarnição da BM nas proximidades do hipermercado BIG, na Rua Ernesto Alves, contudo, sem um mandado de prisão em aberto e também sem indícios que pudessem motivar uma prisão em flagrante, ele foi liberado.
Publicidade
Com 20 anos, natural de Venâncio Aires, o jovem é, segundo as forças de segurança, um morador de rua, sem residência fixa. Sua ficha policial é recheada de registros, ocorridos na sua cidade natal e também em Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Bento Gonçalves. Constam pelo menos 14 antecedentes por furto qualificado e quatro por roubo, além de outros por ameaça, desacato, dano e lesão corporal.
Foi preso em flagrante por furto qualificado no dia 21 de agosto, após ser detido por populares furtando uma arma de brinquedo e uma faca, em uma loja do centro de Vera Cruz. Embora tenha sido conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul após o auto de prisão em flagrante, foi liberado no dia seguinte, 22 de agosto. Logo após ser solto, tornou-se suspeito de participação em mais crimes, sobretudo de furtos em residências, estabelecimentos comerciais e de fios de cobre.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE POLÍCIA NO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.