Em fase final de instalação dos equipamentos e com o treinamento das equipes já concluído, o laboratório regional de análise de drogas vai iniciar as atividades nas próximas semanas. Com sede em Santa Cruz do Sul, a moderna estrutura será um dos braços da 10ª Coordenadoria Regional de Perícias (CRP), instalada no Centro Integrado de Segurança Pública.
LEIA MAIS: Laboratório regional de análise de drogas deve ser inaugurado no segundo semestre
Em entrevista à Rádio Gazeta, o coordenador regional de perícias, Maiquel Luís Santos, afirmou que, em um primeiro momento, serão analisadas apenas as drogas apreendidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Cruz. “Será um projeto piloto. Vamos atender inicialmente, nos primeiros 30, 40 dias, apenas essa delegacia. O objetivo é ver como vai ser a demanda de trabalho, como a equipe consegue responder à chegada de material e o tempo de resposta. No decorrer do tempo vamos expandindo para delegacias de outros municípios próximos e também para a regional de Lajeado”, explicou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vai ser sede de Coordenadoria Regional de Perícias do IGP
A estrutura do laboratório, o primeiro no interior do Rio Grande do Sul, será referência para 57 municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari, que integram a 10ª CRP. Serão analisadas drogas brutas – basicamente cocaína e maconha, que respondem por 90% das apreensões na região. Com o laboratório regional, não haverá mais a necessidade de deslocamento de policiais da região, que até então se deslocam a Porto Alegre para entregar entorpecentes para análise.
Colaborou a jornalista Maria Regina Eichenberg.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade