A inauguração, em Santa Cruz do Sul, do primeiro laboratório de análise de drogas do interior do Rio Grande do Sul deve ocorrer até o início do segundo semestre de 2021. Atualmente, o Instituto Geral de Perícias (IGP) possui estrutura para este fim somente em Porto Alegre. O projeto do IGP em parceria com a Prefeitura está na fase de licitação para aquisição de equipamentos. A iniciativa conta com recursos do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro). Cerca de R$ 30 mil devem ser aplicados.
O coordenador regional de Perícias de Santa Cruz do Sul, Maiquel Luís Santos, estima para o fim de julho a conclusão do processo licitatório. Segundo ele, o laboratório vai funcionar junto à Sede Regional do Instituto, no Centro Integrado de Segurança Pública. “Nós vamos trabalhar com o exame de cromatografia em camada delgada, que é um exame pericial que irá fazer a análise de drogas brutas, basicamente, cocaína e maconha, que são 90% das apreensões que nós temos na região. As únicas drogas que não serão analisadas serão as sintéticas, que são drogas produzidas em laboratório, que dependem de um exame mais complexo e de equipamentos mais caros para fazer a detecção”, explicou.
LEIA MAIS: IGP pode instalar laboratório regional de análise de drogas em Santa Cruz
Publicidade
De acordo com Santos, a previsão é de que o laboratório possa executar entre 300 e 500 análises por mês. “Para uma fase inicial nós contamos com recursos humanos. Temos um perito especializado nesta área, que é o responsável técnico pelo laboratório, mas caso seja necessário, será remanejado mais algum perito ou técnico para ajudar a trabalhar no laboratório. A gente está criando a demanda, no momento que ela ultrapassar a nossa capacidade de atendimento a gente pretende aumentar o efetivo”, ressaltou. O laboratório de análise de drogas do IGP deve comportar os atendimentos das regiões de Santa Cruz do Sul e de Lajeado.
LEIA TAMBÉM: Por dentro do IGP: como funciona a perícia criminal
Publicidade
This website uses cookies.