O primeiro ônibus a fazer a linha Vila Tereza–Santa Cruz foi restaurado e encontra-se preservado na garagem do empresário Amauri Schmitt, de Vera Cruz. Agora, só sai para ser aplaudido em eventos.
O Ford V-8 (importado) foi adquirido em 1940 para fazer linha entre a então vila de Sinimbu e Santa Cruz. Veio a cabine, o motor e o chassi. Aqui, foi construída a carroceria de madeira, coberta com lona, e os bancos com 20 lugares.
Em 1941, o ônibus foi comprado pelos primos Ervino Guilherme Schmitt (pai de Amauri) e João Carlos Schmitt. Eles criaram a linha entre a então Vila Tereza (hoje Vera Cruz) e Santa Cruz.
Publicidade
O primeiro motorista foi João Carlos. O Expresso Tereza fazia dois horários, às 7 horas e às 13 horas. A rodoviária de Vera Cruz ficava na curva onde hoje é o Supermercado Back.
Ônibus antigo foi restaurado por Amauri Schmitt
Foto: Lula Helfer
Não se sabe o motivo, mas o ônibus recebeu o apelido de Juca. Ele ia e vinha sempre lotado. O motorista buzinava pela estrada, para avisar da sua chegada. Além dos passageiros, transportava encomendas e até gelo em barra para abastecer as geladeiras da vila.
Publicidade
Na época, não havia o aterro na estrada velha entre Vera Cruz e Santa Cruz. Com valentia, o Juca enfrentava buracos, macegas e atoleiros, e até passava por dentro de arroios.
Em 1947, o Juca foi substituído por um ônibus moderno e passou a ser usado para fazer as entregas da Madereira Schmitt. Em 2015, Amauri decidiu restaurá-lo e contar sua história para os mais jovens.
Publicidade
This website uses cookies.