Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ARROIO DO TIGRE

La Salle conquista 1º lugar no Projeto Tribos Jovens Empreendedores RS

“Ver a produção da horta na merenda nos dá bastante orgulho. Saber que as saladas estão mais verdes e bonitas por conta desse trabalho conjunto da escola e da adubação através do nosso projeto”. Assim resumem os estudantes do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista de La Salle, de Vila Progresso, interior de Arroio do Tigre, sobre os resultados finais da ação desenvolvida ao participarem do Projeto Tribos Jovens Empreendedores, uma capacitação realizada de forma virtual, gameficada e gratuita, reunindo representantes de escolas do Rio Grande do Sul. A iniciativa é uma realização da ONG Parceiros Voluntários em parceria com o Sebrae/RS e outras entidades e autarquias, como a Secretaria Estadual de Educação e com chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e que surgiu com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo dos jovens a partir da participação social, estimulando que assumam um papel ativo em suas comunidades.

O percurso de toda a capacitação foi realizado por meio de atividades on-line, entre maio e julho, com mentoria de professores do Brasil, na qual os estudantes aprenderam a estruturar projetos, a comunicar suas ideias, incluindo desafios e ações práticas complementares, em diversas etapas e recebendo pontuações. Através da plataforma os alunos tiveram muitas aprendizagens envolvendo temáticas como empreendedorismo social, educação financeira, projeto de vida, planejamento e gestão, mas também conhecimentos sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Vídeos e podcast fizeram parte das atividades, sendo produções realizadas pelos próprios estudantes, como a roteirização, falas, filmagem e edição.

Saindo da virtualidade, os alunos da La Salle colocaram em prática projetos na escola. Alisson Mai, João Winkelmann, Caciel Hermes, Cleber Linke Mohr e Gustavo Vagner, criaram o grupo “Os Pampianos”, e com a orientação da professora Marzué Epp Pereira, desenvolveram o projeto “Sustentabilidade através de resíduos orgânicos”. Ao final do percurso da capacitação e mobilizando a comunidade escolar, conquistaram o 1º lugar entre todos os participantes, recebendo, em outubro, certificados, camisetas e shoulder bags exclusivas, além de um curso na área de Tecnologia da Informação, para seguir em busca de novos conhecimentos.

Publicidade

O projeto foi feito em parceria com o pai do aluno João, Evandro Winkelmann, que possui um centro de treinamento de cavalos, o CT Pais e Filhos, onde os estudantes aprenderam a fazer a coleta dos resíduos orgânicos assim como também sua reutilização nas pastagens, e, desta forma, ao final do projeto, contribuir com a melhoria da horta da escola, impactando na produção, especialmente por não fazer uso de agrotóxicos, com cultivos que seguem para a merenda escolar.

Conforme o aluno João, mostrar o ciclo de sustentabilidade que envolve os resíduos orgânicos foi um diferencial do trabalho, ao qual se dedicaram para aprender e então compartilhar o conhecimento. Os colegas salientam que foi muito legal a participação na capacitação, podendo aplicar seus aprendizados e desenvolver habilidades.

A Escola La Salle esteve duplamente representada na capacitação, com a participação ainda das alunas do grupo “Espartanas”, Gabriela Rodrigues Hammerschmitt, Bianca Luiza Dimmer e Jordana Wiedmann Vogt, que também se classificaram entre os 10 melhores projetos do estado. Conforme elas, o trabalho “Sustentabilidade rural através do lixo”, constou da aplicação de uma composteira, que foi sendo abastecida com lixo orgânico proveniente das propriedades rurais onde os estudantes residem, também mobilizando os familiares, e tendo como destino a horta e o pomar da escola.

Publicidade

Conforme a professora Marzué, que leciona a disciplina de Matemática, toda a escola se envolveu com a iniciativa e contribuiu em suas áreas de atuação para fomentar os projetos. “Todos sabemos que ter uma alimentação saudável é importante para a saúde do corpo, por isso é super importante que hábitos alimentares sejam incluídos desde cedo em nossas vidas. Por exemplo, em nossa escola aprendemos desde os Anos Iniciais a plantar, cultivar e comer alimentos saudáveis. A escola conta com horta, composteira, cisterna e pomar, o que está tudo interligado”. Com a aplicação do projeto, os alunos também se motivaram a comer mais saladas, de diversas variedades, colhidas e preparadas sempre com carinho pelas merendeiras.

A iniciativa, realizada no contraturno escolar, segue agora para além do período em que ocorreu a capacitação, inserida nas atividades promovidas pelo educandário como forma de cuidar do meio ambiente, de um olhar atento à sustentabilidade e também à escola, ao espaço do qual partilham, assim como levada aos seus lares, pelo exemplo e incentivo.

Para a diretora Salete Schaefer Hister, é motivo de muita alegria a participação da escola na capacitação e também as conquistas. “Já vínhamos realizando trabalhos com a horta e ações voltadas à sustentabilidade há alguns anos. Então em 2023 a professora Marzué propôs participarmos dessa capacitação e também através dela fomentar nos alunos o que poderiam contribuir, de empreendimento, para melhorar as questões da escola, fosse a partir de algo já trabalhado ou uma inovação. O mais importante é a conscientização, de eles pensarem na importância do cuidado com o meio ambiente, e também vai incutindo neles esse interesse, e o incentivo também à produção dos próprios alimentos, saudáveis, orgânicos. É uma atividade trabalhosa, mas que, na medida do possível, todos se envolvem”, salienta a gestora.

Publicidade

A professora orientadora ressalta o agradecimento em especial “ao engajamento excepcional de toda a comunidade escolar, diretora Salete Hister, funcionários da escola, educadores, colegas e suas famílias que estiveram juntos em toda essa jornada. Sabemos que podemos fazer a diferença quando podemos contar com o apoio de todos”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.