Para o trimestre outubro-novembro-dezembro, a indicação é de continuidade do fenômeno La Niña, variando de intensidade fraca a moderada no início do trimestre, e de intensidade fraca, sobretudo a partir de dezembro, quando o La Niña deve perder intensidade. É o que aponta o boletim trimestral do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
As previsões apresentadas são baseadas do modelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Por causa do fenômeno, o Estado deve ser impactado pela passagem rápida de frentes frias, com chance de geadas tardias, especialmente em outubro e início de novembro, e chuvas abaixo da média.
O prognóstico climático para o último trimestre de 2022 indica condições de precipitação pluvial abaixo da média para todo o Estado, com desvios negativos variando entre 100 e 200 milímetros na maioria das regiões.
LEIA MAIS: Efeitos do fenômeno La Niña devem caracterizar a primavera neste ano
Publicidade
Nos meses de outubro e novembro, os maiores desvios negativos de precipitação ocorrem, principalmente, entre o Centro-Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Já em dezembro, as áreas mais atingidas pelos déficits de precipitação ocorrem especialmente no Centro para o Sul do Estado.
Em relação às temperaturas do ar, o mês de outubro deve ser marcado por anomalias negativas de temperatura.
Nos meses de novembro e dezembro, as temperaturas devem estar mais próximas da média histórica. O boletim destaca que entre novembro e dezembro, em virtude do predomínio de tempo seco no Estado, deve haver uma maior amplitude térmica, ou seja, temperaturas mínimas podem ficar um pouco abaixo, enquanto as máximas podem ficar acima da média.
CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!