Faltando duas semanas para o início da 37ª Oktoberfest, a organização do evento, em parceria com o Senac Santa Cruz e Associação de Entidades Empresariais (Assemp), realizou nessa quarta-feira, 21, seu concurso de gastronomia. Após degustar os dez pratos na disputa, os jurados escolheram a receita “Kleine Schnitzel”, de Leonardo Böck Müller, como a vencedora. Em segundo lugar ficou a receita “Oma Fridas Kartofflen”, de Rogério dos Santos, e em terceiro a “Strudel Sabor e Tradição”, da padaria Roque Schuh.
Lissi Bender, doutora em Ciências Sociais – Antropologia Cultural pela Universidade Eberhard-Karls de Tübingen, Alemanha, foi jurada. Em conjunto com o colunista gastronômico Emerson Haas e o vencedor do concurso de gastronomia da Oktoberfest em 2019, Ramon Giovanaz, Lissi teve a tarefa de escolher o melhor prato entre os dez participantes.
LEIA TAMBÉM: Culinária da Bavária, Xis da Frida, Sushi e 40 tipos de cerveja são algumas das novidades da Oktoberfest
Publicidade
“Os vencedores estão bem dentro do legado cultural, e isso é ótimo. Um dos sentidos de a Oktoberfest existir é exatamente privilegiar o legado cultural de origem germânica. E a gastronomia e os sabores são o que mais nos fazem lembrar do passado, da família e dos pratos que se faziam”, destacou a jurada.
O Kleine Schnitzel, prato de carne suína vencedor do concurso, foi inspirado na família e representa quatro gerações por meio dos ingredientes utilizados na receita. “A nata é o leite materno; a batata, a maciez da infância; o Schnitzel, a crocância e a dureza da vida adulta; e o purê de maçã, a doçura da melhor idade”, explicou Leonardo Müller.
LEIA TAMBÉM: Três desfiles temáticos serão realizados na Marechal Floriano durante a 37ª Oktoberfest
Publicidade
A memória também foi o recurso utilizado por Rogério dos Santos para fazer a receita que levou a segunda colocação. A “Batata da vó Frida” foi inspirada em refeições de sua infância. “Quando criança, a gente comia muita coisa da roça, o aipim, a batata. Aí eu tentei diversificar e criar algo diferente, da nossa região, que é uma linguiça colonial e um queijo colonial. São duas coisas que deram um sabor maior para o prato, além de temperos específicos”, detalhou.
Já a representante da padaria Roque Schuh, Carolini Gregis, frisou que o prato do Apfelstrudel, que recebeu a terceira colocação, vai ao encontro da participação da empresa na Oktoberfest deste ano. “O concurso propôs fazer um finger food, algo mais fácil de servir. Com a experiência que tivemos do café colonial que servimos na festa, o Apfelstrudel sempre foi um produto procurado. Pensamos em fazer o prato utilizando o sabor da nossa cuca premiada na Festa das Cucas em 2021, que tem a mistura do doce e do salgado: a linguiça junto com a fruta e o creme de ovos.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE OKTOBERFEST
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.