Categories: Esportes

Kenenisa Bekele vence a Maratona de Berlim com segunda melhor marca

O etíope Kenenisa Bekele voou neste domingo, 25, para vencer a Maratona de Berlim, na Alemanha. Com o tempo de 2h03min03, o corredor não só garantiu o triunfo em uma das principais provas desta modalidade, como cravou a segunda melhor marca na distância em todos os tempos.

O incrível tempo de Bekele ficou somente seis segundos atrás do recorde mundial da maratona. Em 2014, o queniano Dennis Kimetto também venceu em Berlim com o tempo de 2h02min57, marca que segue até hoje como a melhor da história na distância.

Bekele admitiu a surpresa com a marca e disse que queria apenas bater o próprio recorde, mas não escondeu a frustração por ter ficado tão perto do tempo de Kimetto. “Eu queria estabelecer minha melhor marca pessoal e é um tempo fantástico, mas é um pouco desapontador perder o recorde mundial por tão pouco”, declarou.

Publicidade

Para vencer neste domingo, ele ultrapassou o queniano Wilson Kipsang na reta final e viu o adversário ficar a somente dez segundos dele. A terceira colocação também foi de um queniano, Evans Chebet, quase dois minutos e meio atrás de Bekele.

Um dos melhores fundistas do mundo em todos os tempos, Bekele tem no currículo quatro medalhas olímpicas, sendo três de ouro e uma de prata, nas provas de 5 mil e 10 mil metros. Além disso, conquistou seis títulos mundiais também nestas distâncias.

Na prova feminina em Berlim, a conquista também ficou com a Etiópia. Aberu Kebede terminou na primeira colocação ao completar o percurso em 02h20min45, pouco mais de três minutos à frente de Birhane Dibaba e de Ruti Aga, segunda e terceira colocadas, respectivamente, e também etíopes.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.