Esportes

Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, morre aos 24 anos

Kelvin Kiptum, de 24 anos, atual recordista mundial da maratona, morreu no domingo, 11, após um acidente fatal de carro em Kaptagat, no Quênia. O treinador ruandês Garvais Hakizaman também morreu.

Em outubro do ano passado, Kelvin Kiptum surpreendeu o mundo ao vencer a tradicional maratona neste domingo, em Chicago, nos Estados Unidos, com o tempo de 2h00min35. Assim, ele quebrou o recorde mundial, que era do compatriota Eliud Kipchoge por mais de 30 segundos.

Aquela foi apenas a terceira maratona que Kiptum correu na vida. Na estreia em maratona, em 2022, Kiptum correu a prova em Valência, na Espanha, em 2h01min53, terceiro melhor tempo da história. Depois, na Maratona de Londres de 2023, terminou em 2h01min25, segundo melhor de todos os tempos.

Publicidade

LEIA MAIS: Kansas City conquista o tetra da NFL com touchdown no fim da prorrogação contra os 49ers

Homenagens de Eliud Kipchoge e Mo Farah

Após a sua morte, Eliud Kipchoge e outros astros do atletismo prestaram homenagem ao atleta, um talento que prometia brilhar nas pistas por muitos anos.

Publicidade

“Estou profundamente triste com a trágica morte do atual dono do recorde mundial da maratona e estrela ascedente Kelvin Kiptum. Um atleta que tinha toda a vida pela frente para alcançar incrível grandeza. Ofereço as mais profundas condiolências à sua jovem família. Que Deus os conforte durante esse momento difícil”, escreveu Kipchoge.

Dono de quatro ouros olímpicos nos 5 mil e nos 10 mil metros nas Olimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro, o britânico de origem somali Mo Farah também prestou tributo a Kiptum. “Estou muito triste com a morte de Kelvin Kiptum e de seu treinador, Gervais Hakizimana. Kelvin era um atleta incrivelmente talentoso e já havia conquistado muito. Ele realmente tinha um talento especial e não tenho dúvidas de que teria uma carreira incrível. Envio as minhas condolências às famílias e aos amigos dele e de Gervais neste momento trágico”, escreveu.

LEIA MAIS: Jaque Weber é incorporada à Força Aérea Brasileira

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.