Esportes

Karim Benzema é eleito o melhor do mundo pela revista France Football

A 66ª edição da premiação Ballon D’Or, da revista France Football, ocorreu nesta segunda-feira, 17, no Teatro de Châtelet, em Paris. Na festa de gala, foram distribuídos os troféus de melhor jogador e melhor jogadora, bem como de melhor goleiro (Troféu Yashin) e melhor jogador jovem (Troféu Kepa). A cerimônia foi apresentada pela jornalista francesa Sandy Heribert pelo ex-centroavante marfinense Didier Drogba.

O centroavante francês Karim Benzema, de 34 anos, foi eleito o melhor do mundo no futebol masculino. O troféu foi entregue pelo ex-jogador francês Zinedine Zidane, vencedor do prêmio em 1998, sendo o último francês até o momento e ex-treinador de Benzema no Real Madrid. O jogador com ascendência argelina tornou-se favorito na disputa ao ser campeão espanhol e da Uefa Champions League com 44 gols e 15 assistências em 46 jogos na última temporada.

“Estou pensando no meu sonho de criança, que nunca abandonei, graças a inspiração de dois ídolos, Zizou e Ronaldo”, discursou Benzema. “É muito trabalho. Tive momentos muito difíceis, como o período em que não estive na seleção. E sempre estive trabalhando, acreditando que poderia chegar aqui, e tenho muito orgulho do meu percurso. É a minha primeira vez, estou muito feliz com meu trabalho e gostaria de agradecer a todos que estiveram comigo”, completou.

Publicidade

Lista completa dos indicados

  • 1º – Benzema (Real Madrid)
  • 2º – Mané (Liverpool/Bayern München)
  • 3º – De Bruyne (Manchester City)
  • 4º – Lewandowski (Bayern München/Barcelona)
  • 5º – Salah (Liverpool)
  • 6º – Mbappé (PSG)
  • 7º – Courtois (Real Madrid)
  • 8º – Vini Jr (Real Madrid)
  • 9º – Modric (Real Madrid)
  • 10º – Haaland (Borussia Dortmund/Manchester City)
  • 11º – Son (Tottenham)
  • 12º – Mahrez (Manchester City)
  • 13º – Haller (Ajax/Borussia Dortmund)
  • 14º – Fabinho (Liverpool) e Rafael Leão (Milan)
  • 16º – Van Dijk (Liverpool)
  • 17º – Vlahovic (Juventus), Luis Díaz (Liverpool) e Casemiro (Real Madrid/Manchester United)
  • 20º – Cristiano Ronaldo (Manchester United)
  • 21º – Kane (Tottenham)
  • 22º – Arnold (Liverpool), Bernardo Silva e Foden (Manchester City)
  • 25º – Rüdiger (Chelsea/Real Madrid), Darwin Núñez (Benfica/Liverpool), Nkunku (RB Leipzig), Kimmich (Bayern München), Cancelo (Manchester City) e Maignan (Milan)

Alexia Putellas leva o bi no feminino

A meia-atacante espanhola Alexia Putellas, de 28 anos, do Barcelona, recebeu a Bola de Ouro feminina pela segunda vez consecutiva. Apesar de ter se lesionado durante a Eurocopa vencida pela Inglaterra, ela manteve altíssimo nível durante a temporada pela equipe catalã. Ela recebeu o troféu do ex-atacante ucraniano Shevchenko, superando Bonmati (Barcelona), Sam Kerr (Chelsea), Beth Mead (Arsenal) e Oberdorf (Wolfsburg). “Estou muito feliz de estar aqui novamente. Há um ano, quando conseguimos ganhar o primeiro prêmio, eu me propus a melhorar para poder estar a serviço do Barça e ter essa recompensa. Sem dúvida, sem as minhas companheiras isso não seria possível”, afirmou Putellas.

Manchester City é o clube do ano

O ex-jogador português Luís Figo, Bola de Ouro em 2001, subiu ao palco para entregar o prêmio de time do ano ao Manchester City, campeão inglês e equipe com mais atletas entre os finalistas desta edição. O Liverpool foi o segundo colocado, enquanto, estranhamente, o campeão espanhol e europeu Real Madrid terminou na terceira colocação.

Kevin de Bruyne e o goleiro Ederson subiram ao palco para receber o troféu. “Estou no City há oito anos e viramos uma família, com a filosofia de unir as pessoas. Jogamos da maneira que gostamos e tentamos inspirar crianças. É emocionante. Ainda não conseguimos ganhar a Uefa Champions League, mas estamos orgulhosos do trabalho”, discursou o meia belga.

Publicidade

Thibaut Courtois recebe o Troféu Yashin

O atacante marfinense Sebastién Haller, do Borussia Dortmund, recentemente operado para a retirada de um um câncer no testículo, subiu ao palco para entregar o prêmio Yashin, de melhor goleiro da temporada, a Thibaut Courtois, do Real Madrid. Grande protagonista da final da Liga dos Campeões diante do Liverpool, Courtois superou o brasileiro Ederson, do Manchester City, um dos finalistas.

Gerd Müller homenageado

A festa contou com homenagens ao alemão Gerd Müller, um dos grandes jogadores europeus de todos os tempos, morto em 2021, aos 75 anos. O atacante Robert Lewandowski, ex-Bayern e hoje no Barcelona, recebeu o primeiro Troféu Gerd Müller entregue ao artilheiro da temporada. “Gerd foi uma inspiração enorme para mim. Quebrar os recordes dele sempre foi um desafio para mim, sempre admirei não só o jogador, mas a pessoa que ele era”, discursou o polonês.

Shevchenko pede paz na Ucrânia

O ídolo ucraniano Andryi Shevchenko discursou pedindo paz em seu país, invadido pela Rússia desde fevereiro. “É um momento muito difícil para a Ucrânia. Estou muito orgulhoso de como meu país defende e luta pela liberdade. Tenho estado muito envolvido em projetos humanitários e médicos. É muito importante lembrar que o mundo deve estar ao lado da Ucrânia”, discursou Shevchenko antes da entrega a premiação da Bola de Ouro feminina.

Publicidade

Raí faz discurso político

Irmão de Sócrates, personalidade do futebol brasileiro que sempre lutou pela democracia no país, Raí fez um discurso político antes da entrega do prêmio em homenagem ao “Doutor”. “Sócrates representa ideais para um mundo mais justo, mais humano e valores da democracia para criar um mundo melhor para todos. O futebol é um aporte importante para chegarmos a este mundo que sonhamos. Estamos próximos em nosso país de uma decisão importante daqui a alguns dias e nós sabemos muito bem de que lado ele estaria”, disse, fazendo o L com as mãos, em sinal de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concorre com o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL) nas eleições em 30 de outubro.

Mané leva o primeiro Troféu Sócrates

A edição de 2022 marcou a estreia do Troféu Sócrates, em homenagem ao ex-jogador brasileiro, premiando “ações solidárias” no mundo do futebol. Raí, irmão de Sócrates e ídolo do PSG, discursou em francês e entregou o prêmio a Sadio Mané, do Bayern München, responsável por diversas ações humanitárias no Senegal, como a construção de hospitais e ações sociais. A premiação reconhece iniciativas a favor da inserção social, do desenvolvimento do meio ambiente ou da ajuda a populações em grande precariedade ou vítimas de conflitos.

Gavi recebe o Prêmio Kopa

O meia espanhol Gavi, do Barcelona, foi eleito o melhor jovem da temporada ao receber o troféu Kopa. O jogador de 18 anos recebeu o prêmio das mãos de seu colega, Pedri, o vencedor da temporada passada. “É um orgulho para mim receber esse prêmio. Quero agradecer a minha família, ao Barcelona, companheiros. E todos os treinadores que me deram oportunidade de jogar. Graças a isso estou aqui. Obrigado a todos”, disse o jogador. O pódio foi completo por Eduardo Camavinga, do Real Madrid, e Jamal Musiala, do Bayern München.

Publicidade

Nascido na cidade de Los Palacios y Villafranca, na região da Andaluzia, Gavi se destacou jogando pelo Real Betis até ser vendido ao Barcelona com apenas 11 anos. Meia destro, formado nas categorias de base do clube catalão, ele tem estilo de jogo semelhante ao que consagrou outras crias de La Masia, como Pep Guardiola, Xavi e Andrés Iniesta. Ou seja, ótimo passe, visão de jogo e condução de bola. O prêmio batizado em homenagem ao ex-jogador francês Raymond Kopa, entregue ao melhor jogador menor de 21 anos, foi criado em 2018.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.