Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Kalender

Ano de 2024 terá dez feriados e oito pontos facultativos; veja a lista

Foto: Pexels

Uma das principais fontes de informação das famílias, até metade do século passado, eram os Kalender (calendário) em língua alemã. No início, vinham direto da Alemanha e, mais tarde, alguns passaram a ser produzidos por gráficas brasileiras. Esses tinham um texto mais simples, para facilitar a leitura de quem já estava perdendo o contato com a linguagem original.

Kalender era um almanaque com muitas páginas e que continha informações úteis para as famílias sobre saúde, invenções que estavam facilitando a vida das pessoas, contos, poemas, piadas, artigos variados, curiosidades, cuidados com animais, melhor época para o plantio de determinadas culturas, santo do dia e outras.

A encomenda precisava ser feita com boa antecedência, geralmente com o padre, pastor ou algum comerciante que encaminhava os pedidos. A publicação chegava nas colônias antes da virada do ano, trazida pelo Musterreiter (caixeiro-viajante).

Publicidade

As famílias de origem alemã gostavam de ler e não perdiam uma linha do livro. Depois, era emprestado aos vizinhos que não tinham condições de adquirir um exemplar. Ao longo dos meses, ele estava sempre sendo manuseado e todos já aguardavam o final do ano, quando chegaria o próximo exemplar.

Algumas pessoas ainda guardam os almanaques, que são uma relíquia. O leitor Fernando Hennig nos encaminhou fotos de capas de calendários que preserva no seu Kaffehaus, em Sinimbu. São edições de 1925, 1927 e 1941.

Havia publicações dirigidas aos evangélicos e aos católicos. Os calendários editados no Brasil, em língua alemã, continham propagandas de empresas estabelecidas em comunidades de origem teuta. Indústrias e casas comerciais de Santa Cruz ajudavam a patrocinar estes anuários.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.