A maratona de decisões do Grêmio não começou bem. A equipe que tem pela frente os jogos das oitavas de final da Libertadores na próxima semana não imaginou que teria tanta dificuldade para superar o Juventude na noite desta quinta-feira, 21, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela primeira partida das semifinais do Gauchão. Assim, acabou levando 2 a 0 do time da Serra e se complica no campeonato estadual. Para chegar à final, precisa vencer por 3 a 0 na Arena no próximo domingo, 24, às 16 horas, ou repetir o placar de 2 a 0 para levar a decisão para os pênaltis. Os tentos foram anotados por Roberson e Klaus.
Para a partida Roger preferiu poupar alguns de seus titulares. O lateral-esquerdo Marcelo Oliveira e o meia Douglas não viajaram para Caxias e as suas vagas foram ocupadas por Marcelo Hermes e Lincoln, respectivamente. Giuliano, Luan e Ramiro ficaram no banco de reservas. Geromel, que era dúvida por conta de uma pancada sofrida no jogo contra o Toluca ficou fora da partida. No entanto, a razão de não atuar foi outra. O zagueiro foi o quarto jogador diagnosticado com caxumba na equipe. A boa notícia, por outro lado, foi o retorno de Miller Bolaños, que começou a partida no banco de reservas cerca de 40 dias após fraturar a mandíbula.
Nada de gols na primeira etapa
Publicidade
A partida começou eletrizante no Estádio Alfredo Jaconi. As duas equipes se lançavam ao ataque, mostravam postura ofensiva, buscando o gol nos minutos iniciais de partida. A primeira boa oportunidade surgiu aos seis minutos, em falha da zaga gremista. Itaqui lançou na área e Heverson cabeceou livre. Coube a Marcelo Grohe fazer uma defesa espetacular para manter o placar zerado. No rebote, Klaus ainda finalizou forte, mas mandou pra fora. O Grêmio respondeu aos 11, em um chute de longe de Everton que acabou saindo à esquerda do gol defendido por Elias.
O Juventude tentava se impor na partida e conseguia chegar com perigo. Aos 14 minutos desperdiçou uma chance em finalização alta demais de Itaqui e, aos 17, o zagueiro Fred precisou bloquear o chute de Roberson quase na pequena área. Aos 23, em jogada ensaiada após cobrança de escanteio, Dieguinho recebeu de Roberson e finalizou muito forte. A bola saiu à direita do gol de Grohe.
O Grêmio tinha dificuldades para encontrar espaços para atacar, frente à boa marcação do time da casa. As melhores chances do Tricolor foram de fora da área, especialmente em um chutes de longe de Everton. Aos 38, os gremistas tiveram uma oportunidade após cobrança de escanteio. Lincoln colocou na área, Bressan ajeitou de cabeça e Everton ia finalizar, mas Elias chegou antes e segurou firme.
Publicidade
Juventude faz dois de cabeça
Os dois times voltaram do intervalo com as mesmas equipes e postura. O Juventude seguia dominando a partida e chegou pela primeira vez com perigo na etapa aos 13 minutos. Bruno Ribeiro lançou no que parecia ser um cruzamento, mas a bola morreria dentro da rede se não fosse um soco dado por Grohe para afastar. Na cobrança de escanteio, os donos da casa abriram o placar. O goleiro gremista tentou afastar a bola de soco, mas não chegou a sair e sobrou para o atacante Roberson que só precisou enfiar pra dentro. 1 a 0 Ju!
Publicidade
Em desvantagem, o Grêmio tentava empatar o placar. Marcelo Hermes cruzou, procurando Lincoln, mas Elias chegou antes e afastou aos 16 minutos. No lance seguinte, foi o Juventude que se lançou ao ataque. No contra-ataque, Bruno Ribeiro colocou a bola na área e Hugo cabeceou pra fora. Roger Machado resolveu que estava na hora de modificar a equipe. Sacou Lincoln para a entrada de Miller Bolaños e Everton deu lugar a Luan. A mudança não fez com que o Grêmio apresentasse mais perigo, tanto que a equipe levou o segundo gol aos 24 minutos. Itaqui cobrou escanteio no meio da área e o zagueiro Klaus subiu mais alto que a defesa gremista para fazer o tento. 2 a 0 Juventude!
A primeira vez que o Grêmio de fato apresentou perigo ao Juventude foi aos 27 minutos. Em cobrança de falta, Fred mandou uma bomba que explodiu no travessão. O treinador gremista resolveu fazer mais uma mudança. Sacou Bobô para entrada de Henrique Almeida, provavelmente esperando que o atacante chutasse de longe já que a equipe apresentava dificuldades de furar o bloqueio do time alviverde. No entanto, ninguém conseguiu fazer a diferença no Tricolor que perdeu para a equipe da Serra. O Juventude não vencia o Grêmio há mais de três anos.
Para completar a péssima noite gremista, alguns torcedores do time da Capital começaram a brigar entre eles na arquibancada e a Brigada Militar precisou interferir.
Publicidade
Contra o Rosario, da Argentina, nas oitavas da Libertadores
No sufoco, a lógica prevaleceu em Buenos Aires esta noite. O River Plate venceu o Trujillanos, da Venezuela, por 4 a 3, no fechamento da fase de grupos, e com isso o Grêmio enfrentará o Rosario Central, da Argentina, nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. O primeiro duelo será na próxima quarta-feira, às 21h45, na Arena, em Porto Alegre, e o segundo, uma semana depois em Rosario.
GAUCHÃO 2016 – SEMIFINAL 2 – JOGO 1
JUVENTUDE X GRÊMIO
Publicidade
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Data e hora: 21 de abril, quinta-feira, 21h30
Árbitro: Diego Real
Cartões amarelos: Wanderson, Roberson, Itaqui e Heverton (Juventude), Lincoln, Walace Oliveira, Henrique Almeida, Pedro Rocha e Marcelo Hermes (Grêmio)
Gols: Roberson (13min/2ºT) e Klaus (23min/2ºT)
JUVENTUDE
Elias; Helder, Klaus, Heverton e Pará; Wanderson, Itaqui, Bruno Ribeiro, Hugo (Wallacer) e Dieguinho (Lucas); Roberson (Sassá)
Técnico: Antônio Carlos Zago
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Bressan, Fred e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Lincoln (Miller Bolaños), Pedro Rocha e Everton (Luan); Bobô (Henrique Almeida)
Técnico: Roger Machado
This website uses cookies.