O Esporte Clube Juventude, de Caxias do Sul, voltou a disputar uma partida pela Série A do Brasileirão depois de 14 anos. A última participação na Elite do futebol brasileiro havia sido em 2007. Juntamente com a dupla Gre-Nal, o time da Serra gaúcha representa o Rio Grande do Sul no principal campeonato de futebol do Brasil, cuja edição 2021 começou neste sábado, 29 de maio.
Na estreia do Brasileirão 2021, a equipe gaúcha fez o primeiro jogo do campeonato e empatou com o Cuiabá em 2 a 2 na Arena Pantanal, em Cuiabá, no Mato Grosso. Jonathan Cafu abriu o placar para o time da casa. Wescley e Matheus Peixoto fizeram os gols do Juventude ainda no primeiro tempo, mas Elton empatou na reta final. O jogo também foi histórico para o Cuiabá: foi a primeira partida do clube na primeira divisão nacional.
Em sua primeira rodada, o Brasileirão teve também neste sábado Bahia 3×0 Santos, São Paulo 0x0 Fluminense. Os demais jogos ocorrem neste domingo, 30. Grêmio x Ceará, a partir das 16 horas, e Inter x Sport, a partir das 20h30, com cobertura do Portal Gaz e Rádio Gazeta.
Publicidade
Juventude saiu atrás, virou o jogo e permitiu empate no fim
Jogando fora de casa, o Juventude foi bastante atacado pelo Cuiabá no primeiro tempo e saiu atrás no placar. O atacante Jonathan Cafu fez o primeiro gol do Brasileirão, aos 28 minutos, em um chute cruzado da entrada da área.
Na primeira oportunidade de contra-ataque que teve na partida, o Juventude empatou o jogo com Wescley, aos 44 minutos. A defesa não conseguiu afastar o cruzamento da esquerda e o meia chutou com força quase na risca da pequena área para fazer o 1 a 1.
Publicidade
A virada veio ainda no primeiro tempo, aos 45 minutos. Capixaba armou jogada pela direita e cruzou rasteiro, e Matheus Peixoto ganhou da defesa para chutar forte e virar o jogo em favor do clube gaúcho, e o jogo foi para o intervalo com o time visitante na frente por 2 a 1.
O Juventude melhorou no segundo tempo, e esteve próximo de ampliar o placar. Aos 13 da segunda etapa, Chico finalizou sobre o goleiro ao receber uma bola na área. O cruzamento da direita veio na medida, mas a finalização de perna esquerda foi no meio do gol, e o juventude perdeu uma grande chance de fazer o terceiro.
Aos 20 minutos, o Brasileirão 2021 teve a primeira polêmica que foi decidida com o uso do monitor de vídeo, o VAR. Após cruzamento da direita para a área do Juventude, o Cuiabá pediu pênalti em um lance onde o atacante Elton se abaixou para tentar cabecear a bola, e acabou atingido no rosto pela perna do zagueiro Vitor Mendes, do Juventude. O árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim assistiu o lance no VAR à beira do gramado e apontou lance normal, após três minutos de jogo parado.
Publicidade
Mesmo sem ter feito um grande segundo tempo, o Cuiabá empatou no final do jogo, faltando quatro minutos para o fim do tempo regulamentar. Guilherme Pato, ex-Inter, cruzou na área e Elton marcou de cabeça, deixando o placar em 2 a 2, resultado final da partida.
Na segunda rodada, o Juventude encara o Athletico Paranaense, fora de casa, domingo, dia 6 de junho, início 18h15. O Cuiabá joga no mesmo dia, no jogo das 11 da manhã, no Rio de Janeiro, contra o Fluminense.
FICHA TÉCNICA – BRASILEIRÃO SÉRIE A
1ª RODADA
CUIABÁ 2×2 JUVENTUDE
Publicidade
Local: Arena Pantanal, Cuiabá-MT
Data: 29/05/2021, sábado
Horário: 19 horas
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Cartão amarelo: João Lucas (Cuiabá); Alyson, Guilherme Castilho (Juventude)
Cartão vermelho:
GOLS: CUIABÁ – Jonathan Cafu, aos 28min/1ºT, Elton, aos 41min/2ºT; JUVENTUDE – Wescley, aos 42min/1ºT, Matheus Peixoto, aos 45min/1ºT
CUIABÁ
Walter; Lucas Ramon (João Lucas), Marllon, Anderson Conceição e Uendel; Pepê, Rafael Gava (Guilherme Pato), Camilo e Jonathan Cafu (Felipe Marques); Elton e Clayson (Rafael Elias);
Técnico: Alberto Valentim
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Michel (Paulo Henrique), Vitor Mendes, Rafael Forster e Alyson (Eltinho); João Paulo, Guilherme Castilho, Wescley; Capixaba (Elton), Matheus Peixoto (Fernando Pacheco) e Chico (Marcos Vinicios);
Técnico: Marquinhos Santos
Publicidade
Brasileirão 2021 – 1ª rodada
Sábado, 29/05
19h00 – Cuiabá 2×2 Juventude
20h00 – Bahia 3×0 Santos
21h00 – São Paulo 0x0 Fluminense
Domingo, 30/05
11h00 – Atlético-MG x Fortaleza
16h00 – Ceará x Grêmio
16h00 – Flamengo x Palmeiras
18h15 – Corinthians x Atlético-GO
18h15 – Athletico-PR x América-MG
18h15 – Chapecoense x Bragantino