Os eleitores que precisarem justificar a ausência no segundo turno das eleições poderão utilizar o aplicativo e-Título durante o horário de votação, até as 17 horas deste domingo, 30.
Quem não votou no primeiro turno e justificou, e não vai votar novamente no segundo turno, precisa fazer novamente a justificativa eleitoral. O eleitor que não votar e não justificar a ausência do voto por três turnos consecutivos terá a inscrição eleitoral cancelada. Se não for possível fazer a justificativa durante o horário de votação, é possível regularizar a situação até 60 dias após cada turno sem pagamento de multa.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: urna eletrônica tem número 3 colado e é substituída em Vera Cruz
Publicidade
Nas eleições de 2022, o eleitor que deixar de votar e não justificar a ausência no dia da eleição poderá apresentar justificativa à zona eleitoral em que for inscrito até 1º de dezembro de 2022 (para ausência no 1º turno); e até 9 de janeiro de 2023 (para ausência no 2º turno). O procedimento pode ser feito pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Além de preencher os documentos, é necessário anexar comprovantes (um bilhete de passagem, por exemplo) que justifiquem a ausência na votação. A justificativa será analisada por um juiz eleitoral.
Quem estiver no exterior pode justificar pelo e-Título no horário da votação. Também é possível fazer a justificativa posterior com prazo de 60 dias após cada turno ou 30 dias depois do retorno ao Brasil.
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.