Santa Cruz do Sul contabiliza quatro denúncias de propaganda política irregular desde o começo da campanha eleitoral. O relatório é do aplicativo Pardal, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele permite que a população registre e encaminhe denúncias sobre o pleito. Em um dos casos, a Justiça Eleitoral determinou a retirada e o recolhimento de um cartaz, exposto na calçada, na esquina das ruas Marechal Floriano e Borges de Medeiros, no Centro de Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Justiça Eleitoral reúne partidos para debater preparativos para a eleição nesta terça-feira
O material apresentava, no topo, a frase “você decide”. Logo abaixo, duas colunas estampadas nas quais apareciam, de um lado, a bandeira do Brasil, e do outro, uma foice e um martelo, que representam o comunismo.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Análise: quais as estratégias utilizadas por candidatos nas propagandas eleitorais na televisão
O Ministério Público requisitou o recolhimento da peça publicitária, o que foi aceito pela Justiça Eleitoral em Santa Cruz. “Ao associar uma doutrina política e econômica a jargões que remetem a práticas criminosas como ‘bandido solto’, ‘narcotráfico’ e ‘a favor do PCC’ são transmitidos ao eleitor informações falaciosas e confusas, no sentido de que aqueles que se identificam com os símbolos da foice e do martelo se conduzem, naturalmente, ao crime. Tal circunstância autoriza a excepcional intervenção corretiva da Justiça Eleitoral, para assegurar higidez do ambiente informativo, em cujo contexto os eleitores devem formar a sua convicção”, diz o despacho assinado pela juíza Josiane Caleffi Estivalet, da 162ª Zona Eleitoral.
Como o autor da peça não foi identificado, a Guarda Municipal ficou responsável pelo recolhimento do material.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade