Categories: Geral

Justiça de São Paulo envia ao Exército quase 5 mil armas

O Tribunal de Justiça de São Paulo encaminhou ao Exército, no início da semana, 2.096 armas de fogo e 2.880 armas brancas. Do total, 1.066 armas estavam estocadas no 1º Tribunal do Júri do Complexo Judiciário Mário Guimarães, o Fórum Criminal da Barra Funda, e o restante, no Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), ambos na zona oeste da capital paulista.

A retirada do armamento desses locais é uma antiga demanda dos juízes. A meta do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, e do corregedor-geral da Justiça, Manoel de Queiroz Pereira Calças, é atingir todos os fóruns do estado.

O arsenal inclui revólveres, pistolas, espingardas, fuzis e também facões apreendidos e vinculados a processos criminais já concluídos. Entre os itens, há armas com numeração raspada, com numeração ou brasonadas (com brasão).

Publicidade

As armas brasonadas e/ou numeradas serão doadas à Polícia Militar e à Polícia Civil. As demais serão colocadas em esteira rolante para serem prensadas e inutilizadas. Após esse processo, serão encaminhadas a uma indústria metalúrgica para que sejam destruídas em um forno de alta potência.

Os estudos e a logística para a remessa das armas ao Exército são coordenados pelo desembargador Edison Aparecido Brandão, presidente da Comissão de Segurança Pessoal e de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados. Para garantir a segurança, as remoções foram realizadas de acordo com o previsto nos provimentos 18/11, da Corregedoria-Geral da Justiça, e 1.924/11, do Conselho Superior da Magistratura.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.