Nas colunas anteriores, lembramos um pouco da trajetória do conselheiro Augusto Hennig (1866-1944). Filho de agricultores, iniciou sua vida profissional como caixeiro-viajante e tornou-se um dos principais empresários de Santa Cruz na primeira metade do século passado.
Em 1890, ele estabeleceu-se com armazém no então distrito de Sinimbu. Pouco depois, migrou para o ramo fumageiro, criando a Exportadora Hennig, com matriz no Centro da cidade. A ela, agregou outras empresas, como o Banco Sinimbu.
Augusto reuniu os filhos Adolfo, Ernesto, Arnaldo e Erwino e as filhas Elsa e Erna na administração das empresas. O genro Elíbio Mailaender também associou-se ao sogro (Hennig & Mailaender) e instalaram a primeira bomba de gasolina na cidade, em 1927.
Publicidade
Mesmo após a morte do patriarca, sua obra foi mantida. Em 1948, Arnaldo, Erwino e Adolfo e o neto Walter Hennig criaram a fábrica de cigarros Sinimbu. Ela iniciou na Rua 28 de Setembro e, mais tarde, construiu sede na Rua Assis Brasil, esquina com a Fernando Abott. Em 1972, a indústria foi adquirida pelo grupo alemão Brinckmann.
Augusto queria os familiares por perto, na vida e na morte. Em 1925, mandou construir o jazigo da família Hennig, no Cemitério Municipal. O projeto foi do arquiteto Jorge Hoelzel. O anjo de bronze em tamanho natural foi criado pelo escultor italiano Giuseppe Gaudenzi, o mesmo que confeccionou o Monumento da Independência, na Praça da Bandeira.
O mausoléu tem subsolo e 18 túmulos, para o casal Augusto e Rosalina, os sogros de ambos, os seis filhos e cônjuges. Apenas um espaço permanece vazio, pois o filho Ernesto ficou solteiro. O monumento é considerado um dos mais importantes da arte cemiterial do Estado.
Publicidade
A holding dos Hennig durou até os anos 70. Além de empreendedor, Augusto foi benfeitor de várias entidades, como o Colégio Mauá, que tem sua sede em área por ele doada.
Colaborou: Fernando Hennig
LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.