O ano de 2024 segue em destaque com diversos recordes de chuva em Santa Cruz e no Vale do Rio Pardo. O último ocorreu agora. Junho ainda tem mais três dias pela frente, mas já é o mais chuvoso em mais de 110 anos de registros históricos das condições do tempo no município. Até então, o sexto mês do ano com mais instabilidade tinha sido 2014, quando foram registrados 327 milímetros na zona urbana de Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo deve registrar temperaturas próximas a zero grau; veja a previsão
O volume foi superado pelo dado de agora, quando já são quase 340 milímetros desde o começo do mês. Tradicionalmente, junho tem média histórica de 115,5 milímetros de chuva. Cada milímetro equivale a um litro de água em cada metro quadrado de solo. A instabilidade se intensificou em Santa Cruz a partir do mês de abril e seguiu forte em maio.
Publicidade
Se somados todos os registros do trimestre atual, o volume de chuva no município supera os 1.500 milímetros. Abril teve diversos danos por causa da elevação de rios e arroios no Vale do Rio Pardo. Já em maio, a chuva persistente também intensificou problemas com deslizamentos em Santa Cruz e em diversos municípios da região.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade