Esportes

Juliana Viana, de 19 anos, conquista primeira vitória feminina do Brasil no badminton em Olimpíadas

O Brasil venceu uma partida no badminton feminino pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos. Juliana Viana derrotou Sin Yan Happy Lo, de Hong Kong, pela segunda rodada da fase de grupos, nesta segunda-feira, 29, e tem chances de avançar às oitavas de final, mas depende do resultado do último jogo do grupo.

“Eu estou em choque”, afirmou a atleta. “Vai cair a ficha quando eu esfriar mais o corpo. Eu tô muito emocionada e muito feliz por ter feito história”, completou a brasileira, que venceu por 2 set a 0, em partida que durou 37 minutos, com parciais de 21/19 e 21/14.

LEIA MAIS: Zé Roberto Guimarães cobra seriedade da seleção brasileira de vôlei após vencer o Quênia

Publicidade

Com o resultado, Juliana está em segundo lugar no Grupo D. São três atletas por grupo, e apenas uma avança para a próxima fase. Para garantir a vaga, precisa que a tailandesa Supanida Kathetong seja derrotada justamente pela adversária desta segunda-feira.

Além disso, é preciso de uma combinação específica, para que os critérios de desempate a favoreçam, já que todas do grupo teriam uma vitória. A partida que define a classificada será na terça-feira, às 14h30 (de Brasília).

LEIA MAIS: Rafaela Silva é desclassificada e perde disputa pelo bronze no retorno aos Jogos Olímpicos

Publicidade

Na primeira rodada, a tailandesa superou Juliana por 2 sets a 0, com resultados de 21/16 e 21/19. “Quando eu entrei, vi o ginásio lotado e percebi que eram Jogos Olímpicos, fiquei bem tensa”, afirmou a atleta nascida em Teresina sobre sua estreia olímpica.

Ela chegou em Paris com o currículo de ter sido a primeira brasileira a vencer uma partida da modalidade ao nível mundial. Juliana tem 19 anos e é a número 50 do ranking internacional. No Grupo D da Olimpíada de Paris, estão também a 16ª (Supanida Kathetong) e 47ª (Sin Yan Happy Lo).

“Tô aproveitando muito. Eu realmente vivi o espírito olímpico, dentro e fora de quadra. Vi que é muito possível passar da fase de grupos, não é um bicho de sete cabeças. O objetivo é voltar e já começa a Olimpíada de Los Angeles 2028, no dia seguinte. O objetivo é este.”

Publicidade

LEIA MAIS: Atletas brasileiros recebem penalidades e uma é desligada das Olimpíadas

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.