Categories: Regional

Julho termina com chuva abaixo da média na região

Faltando apenas três dias para o fim de julho, o mês registrou somente 11% do volume de chuvas esperado. A média histórica é de 125 milímetros. No entanto, em quase 30 dias, choveu apenas 14 milímetros, conforme medição em Rio Pardo. E até a próxima segunda, esse acumulado não deve aumentar. A próxima instabilidade está prevista para chegar ao Estado entre terça e quarta-feira, acumulando em torno de 30 milímetros.

Neste sábado e domingo, o padrão climático deve permanecer igual ao da última semana. O tempo firme é causado por um bloqueio atmosférico que atua sobre o Rio Grande do Sul. Conforme a análise do Instituto Metsul Meteorologia, uma massa de ar seco está impedindo o avanço de frentes frias e o vento norte colabora para a sensação de calor.

Mesmo com as chuvas abaixo da média, a umidade do solo está adequada às culturas de inverno. Segundo o chefe do escritório da Emater de Santa Cruz do Sul, Assilo Matias Corrêa Júnior, o clima propicia o desenvolvimento das plantas. Já os produtores de tabaco podem enfrentar um pouco de dificuldade. Isso porque alguns estão iniciando o transplante de mudas para as lavouras, o que não pode ser feito sem a terra estar molhada.

Publicidade

Até agora, conforme o gerente técnico da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Paulo Vicente Ogliari, 5% do total de mudas foi transplantado para as lavouras. Segundo ele, esse ainda não é o período ideal, pois ainda há a possibilidade de ocorrência de geadas. “Aqueles que estão transplantando estão molhando a muda, o que aumenta a mão de obra”, explica.

A agricultora Silma Hoff, da localidade de Linha Sítio, interior de Vera Cruz, transplantou 20 mil pés de tabaco para a lavoura na segunda e terça-feira e ainda não precisou molhá-los. Conforme ela, a cerração do início da manhã – que, por vezes, dura até o meio-dia – colabora para a manutenção da umidade do solo. “O tabaco até está meio murcho, mas a terra, por baixo, está úmida”, observa.


Silma, produtora de tabaco de Vera Cruz: cerração colabora para manutenção da umidade do solo
Foto: Rodrigo Assmann

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.