Categories: Geral

Julgamento de Lula deve fechar prédios públicos em Porto Alegre

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul pediu o fechamento de todos os prédios públicos do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Parque da Harmonia, no entorno da sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. A 8ª Turma Penal da Corte vai analisar, no dia 24, recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é evitar danos ao patrimônio e às pessoas em caso de confrontos nas ruas. A segurança também será reforçada.

O petista foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, da Lava Jato em Curitiba, no caso do triplex no Guarujá (SP). A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, disse ontem que “para prender Lula, vai ter que matar muita gente”. Após a repercussão, ela tentou minimizar a declaração afirmando que usou uma “força de expressão para dizer o quanto Lula é amado pelo povo brasileiro”.

REFORÇO

Publicidade

A uma semana do julgamento, o esquema de segurança foi reforçado na Capital. A Brigada Militar já está de prontidão na área do TRF-4. Entre os  órgãos que devem fechar na véspera e no dia do julgamento estão o Incra, Receita Federal, IBGE e Serpro – empresa federal de processamento de dados.

Para unir as forças de segurança, foi montado um Grupo de Gestão Integrada (GGI) com corporações do Estado, União e Prefeitura. O GGI agrega a Brigada Militar, as Polícias Civil, Federal, Rodoviária (Estadual e Federal), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército, Bombeiros e Defesa Civil. Uma reunião operacional do GGI definirá amanhã a função de cada órgão e os acertos finais da operação. Os 150 homens da Força Nacional de Segurança, que já atuam em Porto Alegre desde o ano passado, serão deslocados para garantir a ordem no entorno do tribunal. (AE)

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.