Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Retorno

Juju volta a Santa Cruz do Sul com os pais nesta terça-feira

Silviane Cardoso levou a filha, Juju, para passear e tomar ar puro nesse fim de semana

A santa-cruzense Júlia Cardoso Torres, a Juju, teve alta na última sexta-feira, 23, e passa bem após receber a aplicação do medicamento Zolgensma, tratamento para a atrofia muscular espinhal (AME) de tipo 1. No fim de semana, a menina passou por avaliações de especialistas e realizou moldes para próteses e órteses, que serão necessárias na reabilitação motora que ocorre daqui para frente.

A expectativa é de que Juju, os pais, Silviane Bica Cardoso e Ramsés Torres, e a pediatra Fabiani Waechter Renner, que acompanha a menina desde o nascimento, retornem para Santa Cruz do Sul nesta terça-feira, 27. A aplicação do Zolgensma foi realizada na última quinta-feira, 22, no Real Hospital Português de Recife, em Pernambuco, e foi custeada pela empresa farmacêutica Novartis, que produz o medicamento e sorteou Juju para receber o tratamento sem custo.

LEIA MAIS: Juju recebe alta e passa bem após aplicação de medicamento

Publicidade

Depois de receber a medicação, Juju passa bem. Ela foi avaliada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e ortopedista no fim de semana. De acordo com Fabiani Renner, no sábado, 24, a menina acordou, alimentou-se e realizou os exames solicitados pelo ortopedista. “Ela está superbem, não parece ter feito o Zolgensma e até o momento sem intercorrências”, afirmou a médica. O dia contou até mesmo com um passeio externo com a família para pegar um ar.

Da noite de sábado para domingo, 25, porém, Júlia apresentou vômitos e um pico febril, nada anormal, conforme a pediatra. “Está dentro do período de aparecerem algumas reações da medicação. Completou 48 horas e pode estar aparecendo um quadro de virose, já que o vetor da medicação é um vírus”, complementou Fabiani. Na tarde de domingo, de acordo com a médica, a menina estava mais disposta, já sem febre.

O foco no momento será a reabilitação da musculatura, que foi prejudicada pela doença. Nos próximos dois anos, a menina terá acompanhamento de fonoaudiologia diário, além de três sessões de fisioterapia por dia, com expectativa de boa evolução e com recuperação muscular entre seis e oito meses.

Publicidade

LEIA MAIS:
Juju realiza a aplicação de Zolgensma
Juju recebe nesta quinta a medicação contra a AME
Juju é aprovada em exames e deve receber Zolgensma ainda em outubro

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.