Há cinco anos, a JTI (Japan Tobacco International) ampliou e fortaleceu o seu negócio no mundo ao estabelecer sua primeira fábrica de cigarros na América do Sul. Esse fato histórico veio ao encontro do atendimento às necessidades dos consumidores nessa região, com foco direcionado ao Brasil e, gradativamente, a outros países do continente. Atualmente, são exportados os cigarros da família Camel e LD. E os países para os quais a empresa exporta são Bolívia e México.
A fábrica está construída em um complexo de 282 mil metros quadrados. São mais de 60 mil metros quadrados construídos, abrangendo os pavilhões para a fábrica de cigarros e os estoques de produto acabado da operação de tabaco em folha.
De 2017 até 2023, foram cerca de 300 milhões de reais em investimentos, considerando a instalação da fábrica de cigarros em 2018, a instalação do processo primário em 2021 e inúmeras ampliações e melhorias realizadas. Para os próximos três anos, estão previstos mais de 130 milhões em projetos de expansão e adequações necessárias para atender ao nosso mercado.
“A abertura da fábrica de cigarros no País foi um marco para a JTI e demonstra o compromisso da empresa em seguir investindo e apostando por aqui. Ela é a primeira fábrica de cigarros da JTI na América do Sul. Com a instalação do processo primário, em 2021, e a linha do CRES (corte de talos expandidos em rolo) – previsto para iniciar em dezembro de 2023, tornando a nossa cadeia no Brasil completa – da pesquisa ao ponto de venda”, afirma Mirela Sunjka, líder da fábrica no Brasil.
Desde a sua inauguração, a unidade, que conta com cerca de 150 colaboradores, vem obtendo recordes de produção e se superando a cada ano. “Isso se deve muito pelo comprometimento dos nossos colaboradores, que trabalham unidos e como um único time e nos levam cada vez mais longe, garantindo a sustentabilidade e a continuidade do nosso negócio”, destaca Mirela.
Para o futuro, a JTI pretende manter investimentos no Brasil e em Santa Cruz do Sul, acompanhando a trajetória de crescimento, à medida que a sua operação de folha de tabaco e de mercado também vai alcançando recordes, reforçando a sinergia entre os negócios e atuando sempre como uma única JTI.
Conceitos mundiais
A nova unidade industrial, que hoje completa cinco anos, segue os mesmos conceitos rigorosos de eficiência e responsabilidade de outras fábricas da JTI no mundo. Dentre eles se sobressai o controle de qualidade, que acompanha o mesmo padrão já conhecido. Os modernos equipamentos utilizados permitem resultados imediatos na aferição dos parâmetros de qualidade, de maneira a garantir igual padrão e qualidade dos produtos. Localmente, funciona uma estrutura de análise, mas todas as amostras da produção ainda são enviadas ao principal laboratório da empresa, na Alemanha, que preserva o histórico dos produtos e zela pela sua uniformidade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!