Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INICIATIVA

JTI e Unisc firmam parceria para restauração do Rio Pardinho

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Trecho do Rio Pardinho, em Sinimbu, logo após a enchente

A Japan Tobacco International (JTI) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) anunciam uma parceria estratégica e de longo prazo para a recuperação ambiental da bacia do Rio Pardinho. O patrocínio ao projeto Muda Projeto de Recuperação Ambiental, faz parte da iniciativa global da JTI Wash, que promove atividades atreladas a melhorias na água, saneamento básico e higiene ao redor do mundo. Esse apoio permitirá o diagnóstico completo e detalhado dos impactos das inundações no Rio Pardinho, além de viabilizar a execução das ações a serem implementadas para que o rio volte novamente as suas condições originais, reequilibrando a natureza em benefício da população local, que é abastecida pelo rio.

LEIA TAMBÉM: Especialista detalha prejuízo com excesso de algas no Lago Telmo Kirst

O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, e Roberto Macedo, líder de Operações de Tabaco da JTI no Brasil estiveram juntos nesta semana para a assinatura do contrato de cooperação. “Para nós é uma honra estarmos nessa parceria com a JTI, não só pela importância da companhia, mas também pela atuação que vem desempenhando em nossa região, voltando seu olhar constantemente para as comunidades. A universidade já vem ultrapassando aquele papel de só formar pessoas na graduação há algum tempo. Aqui, temos a competência intelectual, com os nossos pesquisadores e estrutura física, que ajudam na solução dos problemas da sociedade, através das nossas ações. E, ter a JTI conosco em um projeto de intervenção direta na recuperação hídrica do Rio Pardinho, nos deixa muito honrados”, afirmou Henn.

Publicidade

A idealizadora do projeto Muda, Priscila Mariani, ressaltou a trajetória de crescimento do projeto desde o seu início, em 2022, ainda como um edital do Ministério Público do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados. “Com a chegada da JTI, o projeto evolui para um programa, ampliando seu impacto e alcance. Esse avanço reforça o compromisso com a melhoria da qualidade da água, da qualidade de vida e com a construção de um ambiente mais resiliente para o nosso Rio Pardinho, especialmente após os eventos extremos que enfrentamos em maio. A parceria com a JTI potencializou as ações, elevando o projeto a um novo patamar”, declarou. Além das técnicas de engenharia natural para revitalizar as margens do rio, a partir do diagnóstico de toda a extensão, o MUDA também olha para a conservação do solo e atua, diretamente, com os produtores rurais, através de orientações sobre técnicas conservacionistas que trabalham a revitalização da bacia como um todo.

LEIA TAMBÉM: Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

Diagnóstico inicial e ações planejadas

Com 107 quilômetros de extensão, o Rio Pardinho desempenha um papel essencial no fornecimento de água para Santa Cruz do Sul e cidades vizinhas. A iniciativa prevê:

Publicidade

  • Diagnóstico ambiental: estudo detalhado para mapear pontos críticos do talude, vegetação e qualidade da água.
  • Instalação de monitoramento: implantação de estações meteorológicas e dispositivos para acompanhamento da qualidade da água, luminosidade, radiação solar e outros indicadores ambientais.
  • Intervenções estratégicas: após o diagnóstico (estimado em três meses), serão definidas áreas prioritárias para obras de recuperação ambiental, que incluirão plantio nas margens para estabilização do solo e melhoria da qualidade da água e nas condições de vida na região do rio.

Impacto comunitário e sustentabilidade

A parceria reforça o foco da JTI com a sustentabilidade e a melhoria dos recursos hídricos como parte de seus investimentos contínuos nas comunidades onde atua mundo afora. A bacia do Rio Pardo desempenha um papel social econômico e ambiental significativo para a região central do Estado, abrangendo 13 municípios com um total de 362.240 habitantes que serão beneficiados direta ou indiretamente. Já o Rio Pardinho, a ser recuperado, atravessa cinco municípios – Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Sinimbu, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, representando uma população de 178.069 pessoas.

Patrocínio da empresa viabilizará ações para reestabelecer as condições hídricas e ecossistema do rio | Foto: Bruna Lovato

“Essa iniciativa é mais do que uma ação de recuperação ambiental; é um compromisso com as futuras gerações e com o desenvolvimento sustentável da região”, destacou Roberto Macedo. E, acrescenta que, com base no diagnóstico, a JTI se compromete a restaurar os trechos mais críticos, priorizando os pontos de maior impacto ambiental e social. “Contudo, a revitalização completa do Rio Pardinho só será possível com o engajamento ativo e o comprometimento de diversos parceiros, fatores com os quais estamos profundamente dedicados em inspirar essa união de esforços”, ressalta Macedo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.