Como forma de apoiar a retomada das atividades no Rio Grande do Sul, a Japan Tobacco International (JTI) doou computadores para escolas municipais em 11 municípios do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra. A ação faz parte da iniciativa contínua da empresa de apoiar a comunidade local. O primeiro município contemplado, em 27 de maio, foi Rio Pardo. Agora, escolas de Agudo, Boqueirão do Leão, Candelária, Cerro Branco, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vera Cruz, Arroio do Tigre, Sobradinho e Ibarama também já foram contempladas.
A doação totalizou 142 computadores, beneficiando 32 educandários municipais. A iniciativa faz parte dos esforços da JTI para auxiliar na reconstrução e retomada das atividades educacionais nas comunidades afetadas pelas recentes enchentes na região. “Acreditamos na educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos. Essa doação de computadores é um investimento no futuro das crianças e jovens dessas localidades, proporcionando-lhes melhores condições para o aprendizado e crescimento”, afirma, Cristina Quatke, gerente de assuntos corporativos da JTI.
LEIA TAMBÉM: Empresa prestadora da Calçados Beira-Rio vai gerar 80 empregos diretos em Rio Pardo
Publicidade
Representantes dos municípios também destacaram a importância dessa contribuição. Anita Brandenburg, secretária de Educação de Sinimbu, comentou sobre a importância dos computadores para a E.M.E.F. Nossa Senhora da Glória, que teve seu laboratório de informática destruído pela enchente. Sinimbu recebeu 15 computadores completos.
Para a secretária, a chegada dos aparelhos significa o retorno do componente curricular de Informática, que havia sido criado este ano para todas as turmas dos anos finais. “Com a enchente do dia 30 de abril a escola perdeu todo o laboratório de informática, onde havia 20 computadores, mesas e cadeiras, além de toda a rede elétrica e de internet. Um espaço que não era só usado para as aulas de Informática, mas também por todos os professores e alunos desde a Educação Infantil”, disse.
LEIA TAMBÉM: Número de mortos em enchentes no Rio Grande do Sul sobe para 180; 32 seguem desaparecidos
Publicidade
Já Diulia Francesquett, secretária de Educação de Ibarama, ressaltou a parceria entre o público e o privado proporcionada pela JTI. “A entrega dos computadores para o nosso município, que também foi atingido pela enchente, significou e reforçou ainda mais a parceria entre o público e o privado. A JTI desempenha um papel fundamental e importante em nossa comunidade, pois contribui para o desenvolvimento das nossas crianças”, afirmou.
Voluntariado
Em maio, o programa de voluntariado da JTI, Voluntários do Bem, mobilizou cerca de 500 pessoas, entre colaboradores e pessoas da comunidade em ações que foram desde a arrecadação de doações, trabalho em centros de recebimento de doações, a serviços essenciais nas comunidades mais afetadas.
LEIA TAMBÉM: Construarte quer contribuir com a retomada econômica da região
Publicidade
Outra ação em andamento é a de arrecadação de valores por meio do Voluntários do Bem. A cada R$ 1,00 doado, a JTI acrescentará R$ 2,00. É a campanha JTI Matchfunding que auxiliará ainda mais os municípios prioritários na sua reconstrução, seguindo sempre os pilares que norteiam as ações: educação, saúde e bem-estar, saneamento e água. “Planejamos doar kits de materiais escolares e itens para melhoria do saneamento nas comunidades. E isso só é possível por meio do diálogo e canal aberto com todos envolvidos, buscando entender as necessidades e direcionar nossos esforços assertivamente”, pontua Cristina.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade