Educação

Jovens participam de curso de capacitação voltado ao setor de TI

Oportunizar que adolescentes e jovens tenham a chance de fazerem cursos de capacitação para o mercado de trabalho, é uma das principais bandeiras da prefeita Helena Hermany. E uma das áreas que carece de pessoas qualificadas é o setor de TI. Por conta dessa demanda, as secretarias de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), através do programa RS-TI, estão oportunizando que jovens acima de 15 anos possam participar de curso de capacitação.

“Temos que oportunizar que os jovens possam receber a qualificação nas áreas que o mercado exige. Não adianta oferecer cursos que não podem ser aproveitados profissionalmente. Fazer inclusão social é isso, é capacitar em uma área em que nossos jovens possam atuar e sonhar com um futuro melhor para eles”, afirmou a prefeita.

LEIA TAMBÉM: Escola Senac está com inscrições abertas para cursos de TI

Publicidade

A primeira etapa ocorreu nessa terça-feira, 11. Com 35 inscritos, oriundos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município, 25 deles serão selecionados para realizar o curso, a partir de um nivelamento de conhecimento em informática. O curso terá carga horária de 204 horas, sendo finalizado em junho de 2023. De acordo com a Facilitadora de Soluções Corporativas do Senac, Jade Rocha, durante a realização das aulas, os estudantes terão acesso a uma plataforma de oportunidade de trabalho. O curso é dividido em três etapas: Lógica de Programação, Front End e JavaScript.

“A plataforma é um site do Programa RS-TI do Senac, em que empresas da área de tecnologia estão cadastradas, e se tiverem interesse em alunos de determinada região, vão buscar profissionais nesta plataforma”, explicou. A diretora de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, avalia a importância da ação. “O curso vem atender uma tendência de mercado, que cada vez mais carece de pessoas para atuarem na área de tecnologia, por isso se faz necessário oferecer o curso para os jovens referenciados nos nossos Cras”, finalizou.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.