Jovens de Santa Cruz do Sul tiveram uma experiência e tanto na tarde da última quinta-feira, 26 de maio. Integrantes da Orquestra Melodia dos Anjos, eles viajaram até Porto Alegre para conhecer um trabalho que serve de inspiração. Foram recebidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, que mantém há 30 anos a Orquestra Villa-Lobos. A iniciativa, na periferia porto-alegrense, vem apresentando crianças e jovens ao mundo da música, formando instrumentistas e contribuindo para sua socialização.
A visita serviu de integração entre os dois projetos. A Melodia dos Anjos, formada por estudantes do Colégio Estadual Monte Alverne, completará seu primeiro aniversário no próximo dia 10. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Japan Tobacco International (JTI).
LEIA TAMBÉM: Orquestra jovem ‘Melodia dos Anjos’ é lançada em escola de Monte Alverne
Publicidade
Conforme a diretora de Desenvolvimento Social da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), Priscila Froemming, o apoio à orquestra é uma oportunidade de incentivar novas habilidades entre os jovens. “Através da música, eles desenvolvem interesse e apreço pela cultura e pela arte, valores que estão escassos atualmente”, avalia.
Priscila ressalta que o encontro com o grupo porto-alegrense proporcionou a troca de experiências e novas interações sociais. Para ela, a Melodia dos Anjos oferece a seus integrantes um ambiente saudável e seguro, e a chance de desenvolverem suas aptidões musicais.
A supervisora de Projetos Sociais da JTI, Marines Kittel, frisa que a empresa tem como um de seus eixos de atuação o apoio a ações de educação. Destaca que a companhia acredita na escola como espaço de formação, para o desenvolvimento e ampliação de habilidades técnicas, emocionais e comportamentais. “Atuamos em rede, buscamos contribuir com atividades que podem ser realizadas por várias frentes de atuação e parceiros. Assim as ações se fortalecem e dificilmente fracassam”, explicou. A JTI doou R$ 30 mil para a compra dos instrumentos da Melodia dos Anjos.
Publicidade
RELEMBRE: José Augusto Borowski: Os 20 anos da Orquestra de Concertos Lyra
O regente da orquestra, professor Irimo Panke, é um apaixonado pela música e destaca os benefícios que ela traz a seus praticantes, principalmente os jovens. Conforme Panke, a prática musical auxilia na concentração, no aprendizado e na socialização. Entretanto, o que mais o tem fascinado é notar o desenvolvimento de seus pupilos. “É muito bacana dar aulas para crianças, vê-las crescendo como pessoas e como músicos”, declarou.
A professora Cecília Rheingantz Silveira, coordenadora e regente da Orquestra Villa-Lobos, ficou muito feliz com a visita do grupo santa-cruzense. “Vemos que o alcance do nosso trabalho vai além dos estudantes que atendemos”, analisou. A Orquestra Villa-Lobos conta com 35 músicos e atende 300 crianças das redes de ensino municipal e estadual com oficinas musicais, muitas delas ministradas por integrantes da orquestra.
Publicidade
Entre os integrantes da Melodia dos Anjos, o sentimento era de muita animação pelo passeio e o encontro com o grupo porto-alegrense. Aluna do 3º ano do Colégio Monte Alverne, Gabriela Thais Hübner, 9 anos, integra o naipe de flautas da orquestra. Para ela, o encontro com outros músicos foi o ponto alto da atividade. “Foi muito legal, pude conhecer uma orquestra e novas pessoas”, comemorou.
Para Andressa Simmione de Castro, 10 anos, aluna da 5a série e também flautista, foi a primeira visita a Porto Alegre e um momento único de interação com a música. “Fiquei impressionada. Nunca tinha visto um violino antes. O som que eles fazem é muito legal, vou lembrar para sempre.”
LEIA TAMBÉM: Dia do Choro marca nascimento do primeiro estilo urbano brasileiro
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.