Santa Cruz do Sul

Jovens adotam trevo e plantam flores em Rio Pardinho

Com um carrinho de mão e uma enxada, a estudante Ericka Heinen, de 13 anos, chega no principal trevo do distrito de Rio Pardinho para cumprir uma missão a que ela se propôs: realizar o ajardinamento do local, juntamente com os colegas da Juventude Evangélica da localidade.

LEIA TAMBÉM: Reforma de ponte centenária de Rio Pardinho está concluída

Wally: muitas belas recordações da pracinha que existia no lugar

Com ela estava a avó, a aposentada Wally, de 68 anos, que logo recordou os tempos em que frequentava a conhecida pracinha, lugar de confraternização e de encontros. “Nos anos 1960, aqui era um ponto de encontro no final da tarde. Eu era criança e brincava aqui, grupos de senhoras também gostavam deste lugar. A gente ficava triste quando, lá pelas seis da tarde, tocava o sino da igreja e era hora de ir para casa”, relembra.

Publicidade

Pastor Martin: grupo abraçou a ideia de adotar a área e cuidar

Este lugar, com muita história para contar, inclusive com final feliz em muitos namoricos, segundo dona Wally, nesta semana ganhou uma nova cara. Por iniciativa da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, liderada pelo pastor André Luiz Martin, o grupo de jovens da instituição abraçou a ideia de adotar o local e cuidá-lo. “A primeira ação foi conversar com a prefeita Helena Hermany, para buscar parceria com a Prefeitura”, explica o pastor. Assim, com o aval do executivo municipal, o local já está novamente colorido e acolhedor.

Flores, como petúnias e alegria-de-jardim, que remetem às cores vermelha e amarela da bandeira da Alemanha, foram plantadas, já que nessa sexta-feira, 21, celebraram-se os 170 anos de imigração germânica. No local, aliás, há um monumento que faz menção à chegada dos alemães ao Brasil.

LEIA TAMBÉM: Santa-cruzense vai à Alemanha em busca de sua história

Publicidade

A prefeita Helena Hermany elogiou a iniciativa. “Acho muito louvável a comunidade de Rio Pardinho se unir para fazer algo tão significativo e bonito. Nossa cidade é reconhecida pela beleza das flores, e que bom que o interior também se inspire para fazer o mesmo. E o mais importante é que os jovens estão engajados nesta ação, o que demonstra que as novas gerações também valorizam os costumes e a cultura da tradição germânica”, reconhece.

O espaço é composto por quatro canteiros, totalizando a quantidade de 360 metros quadrados de grama natural e cerca de mil mudas de flores, para encantamento da neta de dona Wally, a jovem Ericka. “Passo aqui todos os dias para ir para a escola, e vai ser bom ver o colorido das flores e um lugar mais bonito. E vamos cuidar para que continue assim”, garante. O plantio foi coordenado pelo servidor público Mario Krueger, morador de Rio Pardinho.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.