Categories: Geral

Jovem pesquisadora gaúcha apresenta projeto em feira de ciências na China

A estudante vencedora do Prêmio Killing de Tecnologia, Natália Hedlund Jardim, participa, entre os dias 18 e 24 de agosto, da 30ª China Adolescents Science & Technology Innovation Contest (CASTIC), na cidade de Hong Kong. Ela é a única pesquisadora brasileira que participa da feira.

Aluna do Curso Técnico de Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, ela desenvolveu o projeto “Monitor de Reposição Hídrica Corporal”, apresentado na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), do ano passado.

A ideia surgiu devido à dificuldade de identificar o momento correto de fazer a hidratação e a quantidade ideal de líquido que deve ser ingerido durante a realização de atividades ou exercícios físicos. O objetivo é colocar em prática dados coletados sobre a relação entre desidratação e temperatura corporal, visando melhorar o desempenho de atletas e evitar riscos à saúde da população que pratica exercícios físicos e de profissionais que realizam serviços em que a hidratação correta é essencial.

Publicidade

Natália, de 18 anos, desenvolveu um dispositivo portátil que monitora a temperatura do usuário através de um sensor posicionado na região cutânea e, com base na variação da temperatura durante a atividade física, alerta o momento de fazer a reposição hídrica. Os valores de temperatura coletados pelo sensor são enviados para um programa que analisa os dados e faz os cálculos para determinar o momento da hidratação, alertando o usuário através de um aviso sonoro. A quantidade de líquido que deve ser ingerida é exibida em um display.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.