A gaúcha Amanda Refatti Viezzer, de 19 anos, que mora em Florianópolis, foi presa em Roma por transportar 3,2 quilos de cocaína para a Itália. Ela teria viajado para fazer curso de idioma para se tornar piloto de avião. Amanda ficou detida na imigração desde terça-feira, 25.
Amanda pode responder por tráfico internacional de drogas que, em caso de condenação, tem pena prevista de dois a seis anos. No ano passado, pelo menos três jovens catarinenses foram detidos no Exterior em situação semelhante.
A jovem, que mora com a mãe e o irmão em Florianópolis, é comissária de bordo e estudante de pilotagem de voo. Ela estava desaparecida desde sábado, 22, depois de embarcar no aeroporto de Guarulhos com destino à Itália. Ela só foi localizada pela família na manhã de terça-feira.
João Caramez Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.