A jovem de 25 anos que estava internada para tratamento da meningite no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, faleceu na noite desta sexta-feira, 7. O corpo é velado na Funerária Halmenschlager situada na Avenida Independência. Já o enterro ocorre às 16h30 deste sábado, 8, no Cemitério Municipal.
O caso da doença foi confirmado pela coordenadora de Vigilância e Epidemiologia da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Beanir Lara, na tarde de ontem. “O primeiro exame feito no hospital confirmou a bactéria. Sempre encaminhamos todo o material disponível para confirmação no laboratório Central, em Porto Alegre”, disse a enfermeira. “No exame de líquor já deu para ver a bactéria. Porém, usamos outra técnica mais sofisticada, a qual não deixa dúvidas de qual bactéria se trata”, explicou.
A mulher teria sentido os sintomas da doença – dor de cabeça, náuseas, vômito e febre – na última terça-feira, 4. Após o agravamento do quadro, ela procurou atendimento médico no hospitalzinho. De lá, teria sido transferida para o Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz. Por causa da suspeita e em razão da gravidade, foi levada para o CTI do Ana Nery, onde permaneceu em estado grave até a noite desta sexta-feira. A identidade da jovem será preservada.
Publicidade
Conforme Beanir, as pessoas que tiveram contato com a mulher durante o tratamento serão monitoradas nos próximos dez dias devido à possibilidade de contágio da doença pela respiração. “Assim que o caso foi confirmado, ela ficou isolada durante 24 horas. Porém, continuou sendo atendida. A ocorrência de sintomas em pessoas que interagiram com ela será observada”, acrescentou.