Uma jovem moradora de Santa Cruz do Sul promove uma rifa para custear o tratamento contra uma doença autoimune. Michelle Santos Brilhante, mais conhecida como Brilho, de 26 anos, foi diagnosticada há alguns meses com lúpus eritomatoso sistêmico, além de ser portadora de rim único esquerdo com nefrite lúpica.
A vendedora e estudante de Pedagogia da Uninter é natural de São Gabriel e reside em Santa Cruz do Sul com o esposo e o filho de 2 anos e 8 meses. “Antes o sol que era meu amigo, hoje se torna meu inimigo. Minha vida mudou completamente depois do diagnóstico. Comecei a ver o mundo de outra forma e até mesmo a rever conceitos de amizades. Estou aprendendo ainda a lidar com o lúpus, pois mexe muito com o psicológico”, conta.
LEIA TAMBÉM: Campanha AME Juju realiza Cachorro Quente Solidário
Publicidade
Michelle, que é portadora de rim único há oito anos, teve uma obstrução no órgão do lado direito em novembro de 2019 e precisou ser internada várias vezes. “Dentre os exames, o doutor fez o Anti-DNA, que é do lúpus, e deu positivo. Foi aí que começou a corrida, porque já se encontrava muito avançado e eu já estava com o corpo tomado de enfermidades, com cor roxa e aftas, e os exames todos alterados.”
A jovem iniciou o tratamento com nefrologista, urologista e reumatologista, e chegou a ficar internada duas semanas em Santa Maria em dezembro. Após tratamentos com pulsoterapia e biópsia renal, ela retornou para casa no Natal. Em janeiro iniciou o tratamento com ciclofosfamida, que é uma quimioterapia, e toma uma série de remédios, incluindo a hidroxicloroquina – que agora não encontra para comprar.
Uma das principais medicações usadas por Michelle é o Micofelanato 500mg. O remédio tem um custo mensal de cerca de R$ 2,3 mil, já que ela necessita tomar 180 comprimidos por mês. A família entrou com ação para conseguir a medicação, mas, por conta da pandemia, ainda não obteve resultado.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Campanha arrecada doações para menino com insuficiência respiratória
Enquanto isso, Michelle organizou a rifa para custear o tratamento. Os números são vendidos a R$ 5,00 e dão a chance de concorrer a um liquidificador, uma chapinha, um par de botas e uma bandeja de café da manhã, entre outros produtos e serviços. A rifa está à venda na loja Clip Graffite e o sorteio será realizado ao vivo na página de Michelle no Instagram.
Interessados em ajudar também podem realizar doações por depósito bancário na Caixa Econômica Federal, agência 0500, conta 001378090, CPF 81851693068, em nome de Michelle Santos Brilhante.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz Futsal promove campanha para doações à Asan
A doença
Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória autoimune que pode se manifestar atingindo a pele ou ser generalizada. O problema é desencadeado por um desequilíbrio do sistema imunológico. Entre os sintomas estão febre, manchas na pele, fotossensibilidade, feridas na boca e nariz, dores articulares, fadiga, falta de ar, taquicardia, dor de cabeça, convulsões, anemia e problemas hemotológicos, renais, cardíacos e pulmonares.
Publicidade
LEIA MAIS: Campanha busca doações para menina com luxação congênita no quadril
This website uses cookies.