A fala da prefeita Helena Hermany, no dia 26 de maio, soou transformadora. Ao encerrar o ato reflexivo sobre os 30 anos de demarcação física do Cinturão Verde, a prefeita comunicou que serão revistos os loteamentos em andamento. Trata-se de uma notícia corajosa, necessária e alvissareira no contexto de uma cidade socioambiental, que se prepara para a resiliência frente às calamidades, que não se esgotaram em maio, mas tendem a escalar daqui para diante.
Durante o mês de maio, foram detectados dezenas de deslizamentos e movimentos assemelhados. Se você quiser relatar alguma ocorrência, em muito estará contribuindo para mapearmos os pontos instáveis. Assim, se você percebeu trincas no terreno, rachaduras nas paredes e vias, árvores e postes inclinados, feições erosivas diferentes, vazamentos incomuns, estalos estranhos, desalinhamentos de pisos e muros, cicatrizes de escorregamentos ou perda na coesão das partículas em depósitos de meia encosta, entre outros sinais, em áreas suscetíveis a movimentos de massa, fique atento e nos informe. Sua contribuição estará nos ajudando na identificação das áreas de risco e na implementação de ações, especialmente preventivas. Nosso contato é (51) 99830 8445.
LEIA TAMBÉM: Obrigado, Cinturão Verde
Publicidade
O Guaíba é lago ou rio, ou ainda, um sistema em que coexistem rio e lago? Vem de longe essa discussão. Alguns estudiosos entendem que se trata de um lago. Outros afirmam que é um rio. Não faltam os que argumentam a favor de um sistema “dual”, ou seja, que um rio se encontra mergulhado no Lago Guaíba. E se perguntássemos ao próprio Guaíba, o que nos diria? Talvez nos indicasse que a natureza não se engessa em conceitos ou fórmulas.
À significativa programação, organizada de forma coletiva, os encontros ambientais deste ano se fizeram sentir de forma diferenciada. Entre tantas e meritórias iniciativas em andamento, toma vulto a pergunta: como vamos pensar e agir daqui para a frente?
Encontra-se prevista na pauta da reunião que se realizará no dia 12 de junho, às 16 horas, no Salão Nobre da Prefeitura, a apresentação da sugestão de um Programa Sistêmico Municipal de Preservação Ambiental, de iniciativa do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental e Centro Socioambiental da Unisc. A partir de agora, serão trabalhadas diversas sugestões para, mais adiante, de forma coletiva e ágil, mas sem precipitação, serem devidamente encaminhadas.
Qual a sua proposição?
Publicidade
LEIA TAMBÉM: O piano silenciado e a menina esperançosa
No dia 5 de junho, na Casa de Clientes da Gazeta, aconteceu algo mobilizador. A grande presença de interessados pelo livro Vida Nova: a história do Sanatório Kaempf foi marcante. Um livro foi capaz de congregar expectativas manifestadas nos cumprimentos, nas falas, nos olhares, nas expressões e até no silêncio das pessoas que, generosamente, compareceram. Por certo, numa possível segunda edição, muitos aprimoramentos e acréscimos valiosos virão dos próprios leitores. Pensando bem, o livro foi escrito por muitos; há um pouco de cada um de nós nas páginas que procuram resgatar a história da casa de saúde, desde os tempos originários aos da reforma psiquiátrica
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.