ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Jornalista venezuelana María Elena Morán visita a 35ª Feira do Livro de Santa Cruz

Escritora venezuelana María Elena Morán estará em Santa Cruz do Sul no dia 1o de maio | Foto: Rafael Trindade da Silva

A 35ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul e a 1ª Festa Literária Internacional, que começam nesta segunda-feira, 29, trarão um elenco de autores estrangeiros à cidade. Entre eles estará a jornalista e escritora venezuelana María Elena Morán, de 38 anos, uma das vozes responsáveis pela renovação da prosa latino-americana. Ela estará na Praça Getúlio Vargas na tarde da próxima quarta-feira, 1º, feriado do Dia do Trabalho.

Radicada em São Paulo, María Elena residiu por sete anos, entre 2012 e 2019, em Porto Alegre, cidade na qual efetivamente iniciou sua carreira na literatura e ampliou a formação nessa área. Em 2013 ingressou na Oficina de Criação Literária do professor e escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, e na sequência fez mestrado e doutorado em Escrita Criativa na PUCRS.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Porto Novo: uma colônia planejada em Santa Catarina

Publicidade

A produção literária da venezuelana María Elena Morán tem forte relação com a sua temporada de residência em Porto Alegre. Ela nasceu em Maracaibo, em 27 de novembro de 1985. Ainda em seu país natal cursou Jornalismo, formando-se em 2007. Em 2012, foi se aperfeiçoar em Cuba; lá conheceu um gaúcho, que atuava na área do audiovisual, e começaram a namorar. Naquele mesmo ano decidiram-se por se fixar em Porto Alegre, que ela ainda não conhecia até então. Já na capital gaúcha, enquanto atuava como assistente do cineasta Beto Souza, decidiu investir no acalentado (desde a juventude, na Venezuela) plano de apostar na escrita ficcional.

O ingresso na oficina de Criação Literária do professor Luiz Antonio de Assis Brasil oportunizou a investida nessa área. Foi já no contexto das atividades do curso que começou a elaborar aquele que viria a ser seu primeiro romance, Os continentes de dentro, publicado pela editora Zouk, de Porto Alegre, em 2021.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Guatemala: admirável civilização (quase) perdida

Publicidade

Agora, tem um segundo romance, Volver a cuándo, editado pela espanhola Siruela em 2023, presente em vários países. Editoras do mundo todo manifestam interesse em publicá-lo, e María Elena alimenta a expectativa de que venha a ser lançado em breve no Brasil. Em entrevista exclusiva à Gazeta do Sul, ela reflete sobre sua produção e comenta a expectativa da vinda a Santa Cruz.

Morán, sobre a sua obra: “Minha escrita vem de algum desconforto com a realidade” | Foto: Rafael Trindade da Silva

Entrevista – María Elena Morán, escritora venezuelana

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta