Foto: Reprodução/Facebook
O jornalista Silvio Aloysio Rockenbach morreu neste fim de semana aos 79 anos. Ele estava internado há alguns dias, devido a um problema de saúde. Uma das figuras mais empenhadas em favor do legado cultural advindo da imigração alemã e na promoção de pontes culturais com a Alemanha, o redator e radialista era conhecido pelo programa AHAI – A hora Alemã intercomunitária, que ia ao ar em mais de 20 emissoras de rádio do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Jornalista de longa e larga experiência, Rockenbach foi correspondente da Radio Guaíba, do Correio do Povo, da editora Abril, entre outros meios de comunicação. Se formou em jornalismo na Alemanha, em Köln, onde também foi redator da Deutsche Welle. Posteriormente, foi assessor de imprensa do Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre até a aposentadoria.
LEIA TAMBÉM: Roteiro levará descendentes à terra dos antepassados em maio
Publicidade
Ainda, no tempo de atividades no Consulado, criou o site: brasilalemanha.com.br. Lá, publicava textos que promoviam integração entre as diferentes regiões de colonização alemã e pontes entre o Brasil e a Alemanha, além de materiais culturais e informativos sobre a Alemanha e a realidade colonial alemã no Brasil. Silvio Rockenbach se tornou referência quando o assunto era cultura alemã, pois contribuiu de forma significativa para a divulgação da história da Imigração Alemã no Brasil, que completa 200 anos em 2024.
*Colaborou Lissi Bender, colunista da Gazeta do Sul
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.