O jornalista francês Frederic Leclerc-Imhoff, de 32 anos, morreu nessa segunda-feira, 30, durante um bombardeio russo nos arredores da cidade ucraniana de Severodonetsk, na região de Luhansk. Segundo a emissora francesa BFM TV, ele foi morto enquanto cobria “uma operação humanitária em um veículo blindado”.
O jornalista trabalhou por seis anos para o canal de televisão. Segundo o governador de Luhansk, Serhi Gaidai, o blindado em que Imhoff estava foi atingido por estilhaços de um projétil russo, que teriam perfurado a blindagem do veículo.
LEIA TAMBÉM: Putin diz que ação na Ucrânia foi ‘resposta forçada’ por políticas do Ocidente
Publicidade
Feridos
Anton Gerashenko, assessor do Ministério do Interior ucraniano, disse que outro jornalista francês ficou ferido, assim como uma ucraniana que os acompanhava. Ele confirmou a versão francesa de que o jornalista acompanhava uma operação de retirada de civis no leste do país. As operações foram suspensas em razão dos confrontos.
LEIA MAIS: Em encontro dos Brics, Brasil defende resolução pacífica para guerra na Ucrânia
O presidente francês, Emmanuel Macron, prestou homenagem a Leclerc-Imhoff no Twitter. “Ele estava na Ucrânia para mostrar a realidade da guerra, ao lado de civis forçados a fugir para escapar das bombas russas”, tuitou. Macron também manifestou condolências à família, aos colegas do jornalista e falou do “apoio incondicional da França” aos “que cumprem a difícil missão de informar nos palcos de operações”.
Publicidade
A Rússia não se manifestou sobre o caso, mas Moscou vem reiterando desde o começo da invasão que não bombardeia alvos civis. Segundo a ONG Repórteres Sem Fronteira, sete jornalistas já morreram na guerra da Ucrânia e nove ficaram feridos.
LEIA TAMBÉM
- Putin diz a Macron que está aberto a diálogo com a Ucrânia, mas critica a União Europeia
- Negociações para o fim da invasão à Ucrânia avançam pouco
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade