Categories: Esportes

Jornal italiano aponta acordo da Ferrari com a Williams para ter Valtteri Bottas em 2016

A Ferrari fechou acordo com a Williams para levar Valtteri Bottas para Maranello em 2016. A informação está em uma reportagem do jornal italiano Corriere dello Sport nesta sexta-feira, 17. De acordo com a publicação, a equipe italiana vai pagar 12 milhões de euros (ou cerca de R$ 41 milhões) à esquadra inglesa para ter o finlandês na próxima temporada no lugar de Kimi Räikkönen e ao lado do tetracampeão Sebastian Vettel.

O futuro de Räikkönen, campeão do mundo em 2007, tem sido alvo de especulações praticamente desde o início do ano, especialmente diante da diferença de performance para o companheiro Vettel. Neste momento do campeonato, com nove provas disputadas, o alemão, que já venceu na Malásia, possui 135 pontos, contra 76 de Kimi. E a cobrança é pública por parte da cúpula ferrarista.

Bottas, por sua vez, sempre foi considerado o candidato número 1 da Ferrari para substituir o compatriota. Também segundo a matéria do diário italiano, o negócio permite que a Williams libere o jovem piloto da opção contratual que teria para a renovação. O jornal ainda relata que a Ferrari tem até 31 de julho para exercer ou não a própria cláusula de um novo acordo com Räikkönen. Portanto, nenhum anúncio será feito antes desse prazo.

Publicidade

Räikkönen, que vai completar 36 anos no próximo mês de outubro, deve mesmo deixar a F1 se o acordo com Bottas realmente se confirmar. Diversas vezes, desde que retornou ao time vermelho no ano passado, o nórdico deixou claro que a tradicional esquadra seria sua última no Mundial.

Já o finlandês de 25 anos está prestes a dar um grande passo na carreira. Valtteri, que possui vínculo com a Williams desde 2010, vem impressionando desde sua estreia como titular na F1, em 2013. Até o momento, o piloto tem sete pódios. E, nesta temporada, ocupa a quarta colocação no Mundial, com 77 pontos.

Na Williams, a situação é a seguinte: Felipe Massa também possui uma opção de renovação para 2016 e é muito provável que a equipe a exerça. Quanto ao segundo cockpit, caso Bottas realmente saia, os rumores apontam ex-pilotos do time como favoritos à vaga, incluindo Jenson Button, Nico Hülkenberg e Felipe Nasr.

Publicidade

O empresário de Bottas, Didier Coton, preferiu a cautela sobre o assunto e admitiu que a temporada de boatos da F1 segue quente. Em sua conta no Twitter, escreveu agora pela manhã: “Cara, que manhã! A onda de calor atingiu vários países, especialmente a Itália. Vamos ligar o ar condicionado e manter a calma”, falou.

Nesta semana, Massa também falou sobre os rumores envolvendo seu companheiro de Williams e disse que Bottas é o nome mais importante do mercado de pilotos. Na visão do brasileiro, a partir de um eventual movimento do finlandês, outras vagas começaram a ser preenchidas.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.